Governo de Rondônia
19/05/2024

DIÁLOGO

Ministro da Educação ouve secretários de todos os estados

15 de abril de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

 

Reunião entre secretários e ministro da Educação

Reunião entre secretários e ministro da Educação

A reformulação do ensino médio no país, o plano de carreira dos profissionais do magistério, a gestão escolar e a aplicação do piso nacional de professores foram alguns assuntos apresentados nesta terça-feira (14), ao novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, em reunião extraordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em Brasília.

A secretária de Educação de Rondônia (Seduc) e presidente do conselho fiscal do Consed, Fátima Gavioli, enfatizou que a reunião com o ministro foi importante para saber qual a visão dele, o objetivo e as metas em relação a educação pública do Brasil. Na reunião estavam presentes 20 secretários estaduais de educação do pais.

 

Fátima Gavioli disse fazer coro junto aos secretários presentes sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Segundo ela, os estados não têm mais como sobreviver se não houver uma alteração na lei e pediu ao presidente do Consed, Eduardo Deschamps, para manter a agenda inicial que tiveram com o ex-ministro, Cid Gomes, que envolve na discussão os Ministros do Planejamento e da Fazenda para debater o assunto. “Me parece um problema de todos secretários de governo, por isso a importância de aprofundarmos nesse tema”, disse Gavioli.

A secretária da Seduc destacou que a gestão implantada pelo governo de Rondônia tem focado prioritariamente na educação.  Ela enfatizou que o governador Confúcio Moura em pouco mais de quatro anos implantou quase 20 escolas de tempo integral. “Se comparado com outros entes da federação, Rondônia avançou muito”, pontuou. Ela aproveitou para cobrar do ministro para que o governo federal dê mais atenção a programas para induzir os governos  na ampliação da jornada escolar  com a perspectiva da Educação Integral.

Os secretários também debateram alguns assuntos que estão “angustiando” os governos, disse Gavioli, como por exemplo, o financiamento para apoiar os salários dos professores. No final da reunião, Fátima Gavioli  fez o convite ao ministro para que ele participe no dia 26 de junho, em Porto Velho, da segunda reunião ordinária no Consed, onde estarão presentes os 27 secretários de Estado de Educação estaduais.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Zózimo Macêdo
Fotos: Zózimo Macêdo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo