06/05/2024

Tecnologia

Mais de mil professores e gestores estaduais participam dos cursos do Proinfo Integrado

23 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Professores estaduais aprendem a utilizar equipamentos tecnológicos nos cursos do Proinfo

Até setembro deste ano acontecem os cursos do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) Integrado em diversos municípios de Rondônia. Atualmente, o treinamento é realizado por 1.162 professores e gestores da rede pública estadual, de acordo com dados da Coordenação de Tecnologia Educacional (CTE) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Os cursos têm o intuito de preparar educadores para utilizar, de forma didática-pedagógica, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), ou seja, equipamentos tecnológicos disponibilizados nas escolas estaduais. Além disso, o treinamento auxilia na divulgação de conteúdos e recursos multimídias e digitais oferecidos pelos Portais do Professor, TV Escola, Domínio Público e o Banco Internacional de Objetos Educacionais.

São quatro cursos do Proinfo Integrado: Introdução à Educação Digital, Ensinando e Aprendendo com as TIC, Elaboração de Projetos e Redes de Aprendizagem. O treinamento é ofertado diretamente pelos Núcleos de Tecnologias (NTE) das Coordenadorias Regional de Educação (CRE) de Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Ouro Preto D’Oeste, Porto Velho, Rolim de Moura e Vilhena.

A coordenadora do CTE, Ana Paula Maia, explica que os cursos têm diferentes durações (quatro ou cinco meses) e carga horárias (40 ou 60 horas). “A gente orienta para que os participantes realizem apenas dois cursos por ano, já que o conteúdo é um pouco pesado, o que pode atrapalhar na aprendizagem”, afirma.

Ana informa que as inscrições para os cursos acontecem duas vezes por ano. Neste ano, a primeira etapa foi realizada em abril e que haverá novas inscrições em julho para formação de novas turmas. “Quem fez algum curso no primeiro semestre, poderá aproveitar este período para se inscrever em outro. Assim como quem não fez nenhum ou perdeu a primeira inscrição, terá uma nova chance para participar”, finaliza.

Os candidatos interessados nos cursos deverão entrar em contato com o NTE ou CRE de cada município ou distrito. Abaixo segue a lista de contatos:

NTE/CRE Endereço E-mail Telefone
Ariquemes Av. Tancredo Neves, 2729 – Tancredo Neves ntearq@seduc.ro.gov.br 3535-2911
Cacoal Rua Antônio de Paula Nunes, 1259 – Centro ntecacoal@seduc.ro.gov.br 3441-5827
Ji-Paraná Rua 6 de Maio, 1722 – Casa Preta ntejpr@seduc.ro.gov.br 3416-4866
Ouro Preto Rua do Cacau, s/n – Jardim Aeroporto nteopo@seduc.ro.gov.br 3461-2323
Porto Velho Rua Júlio de Castilho, 500 – Centro ntepvh@seduc.ro.gov.br 3216-1088
Rolim de Moura Rua Corumbiara, 5323 – Centro nterlm@seduc.ro.gov.br 3442-2115/
2114
Vilhena Rua 541, 162, Quadra 71, Setor 5 – Jardim América ntevha@seduc.ro.gov.br 3322-5603/
3666

Texto: Halex Frederic - Assessoria Seduc