29/03/2024

IMUNIZAÇÃO

Mais de 2.600 pessoas são vacinadas contra a covid-19 em Candeias do Jamari durante vacinação em massa

19 de junho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Vacinação em massa aconteceu durante todo o sábado, em Candeias do Jamari

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) em parceria com a Prefeitura de Candeias do Jamari, realizaram a vacinação em massa contra covid-19 neste sábado (19). A força-tarefa contou com o apoio de 150 colaboradores, das secretarias do município, Corpo de Bombeiros (CBM), Exército Brasileiro, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e profissionais da Saúde.

A imunização aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental Jaime Barcessat, tendo como público-alvo pessoas com deficiência permanente, das forças de segurança e salvamento, trabalhadores da Educação da Rede Pública de Ensino do Estado e Município e pessoas acima de 40 anos, com ou sem comorbidades.

Motorista Nelson Gonçalves, foi o primeiro a ser vacinado

Desde as primeiras horas da manhã, as pessoas já aguardavam na fila, enquanto que dentro da escola, a equipe de colaboradores concluía a organização para a aplicação das doses, com a entrega de senhas e verificação de documentos na entrada da unidade escolar. No apoio da execução direta da vacinação, foram dez salas utilizadas, com 20 vacinadores, 80 registradores, 15 digitadores e 150 profissionais na organização dos espaços da força-tarefa.

O motorista de caminhão, Nelson Gonçalves, morador de Candeias do Jamari há 20 anos, foi o primeiro a ser  vacinado. A dose foi aplicada pelo secretário da Sesau, Fernando Máximo. “Só tenho a agradecer por essa parceria entre o governador Marcos Rocha e o  prefeito do município pela realização dessa ação, pois achei que ia demorar para que eu recebesse a primeira dose da vacina e agora, tenho certeza que será uma grande melhoria com essa imunização, não só para mim, mas também para todos que estão aqui”.

A segunda pessoa vacinada durante a força-tarefa, foi o professor Ayrton Rodrigues de Lima, que após receber a aplicação do imunizante, se alegrou e disse que é uma esperança que se concretiza. “O município está em festa por conta da chegada das vacinas que vai salvar muitas vidas. Infelizmente, perdi muitos amigos de infância para a covid-19, além de familiares que adoeceram, mas se curaram. Estou firme e mais confiante, pois com a vacina, a vida vai continuar”.

Segundo o secretário de secretário de saúde,  a ação mostrou que a união faz a força entre Governo do Estado e municípios. “A população de Candeias do Jamari entendeu a necessidade da vacinação, que é dessa forma que podemos nos tornar livres dessa doença, comparecendo em massa para a imunização, e estamos muito felizes com isso”, afirmou.

Para o prefeito de Candeias do Jamari, Valteir Queiroz,  a vacinação em massa foi motivo de alegria para a população do município. O gestor contraiu a covid-19 e teve mais de 60% do pulmão comprometido. “Agradeço a parceria do governador Marcos Rocha, pois sabemos da importância da vacina para a população e estávamos acompanhando de perto a situação da pandemia. Esses cidadãos vão se juntar aos demais cinco mil que foram vacinados aqui no município”.

“O governador esteve de prontidão para nos ajudar com essa ação. É um grande avanço para nosso município na imunização e combate à covid-19″, falou agradecida pela parceria do Estado, a secretária de saúde de Candeias do Jamari, Gerlania Pereira.

BALANÇO

Só neste sábado, foram vacinadas em Candeias do Jamari, 2.674 pessoas, sendo 2.620 com doses da AstraZeneca e 54 da Pfizer. Até a sexta-feira (18), o município tinha 5.018 pessoas vacinadas contra a doença e com o resultado de hoje, esse número chega a 7.692 de pessoas vacinadas no município.

Máximo enfatiza que a operação do Governo de Rondônia em parceria com a Prefeitura de Candeias do Jamari foi um momento extremamente importante. “Foram mais de 2.600 pessoas imunizadas contra a covid-19 e a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza a vacinação e testagem máxima como duas ações fundamentais para se quebrar a cadeia de transmissão do vírus”, finalizou.

Confira a galeria de imagens

Texto: Richard Neves
Fotos: Frank Nery