Governo de Rondônia
24/04/2024

JUVENTUDE

Mais de 15 mil jovens devem ser atendidos pelo programa “Emprega Mais, Empreenda Juventude” até o fim de 2023

30 de março de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Mais de 10 mil jovens já foram atendidos em Rondônia pelo Programa Emprega Mais, Empreenda Juventude em cursos oferecidos pelo Idep

O programa Emprega Mais, Empreenda Juventude criado pelo Governo de Rondônia em 2021, tem como objetivo fomentar o empreendedorismo e a empregabilidade, capacitando de forma gratuita jovens com idades entre 15 e 29 anos. O programa é executado por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, em parceria com o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia – Idep e apoio da Secretaria de Estado de Educação – Seduc. Os cursos gratuitos são oferecidos pelo Idep em diversas áreas.

Em dois anos, mais de 10 mil jovens foram capacitados, e de acordo com o governador Marcos Rocha, “mais de 5 mil pessoas deverão ser atendidas em 2023, com a inclusão de novos cursos profissionalizantes no catálogo oferecido aos jovens. Desde o lançamento, o programa vem recebendo uma adesão e isso mostra que estamos no caminho certo”, garantiu.

Os cursos ajudam a promover a integração entre empresas e profissionais capacitados pelo projeto

Os cursos ofertados são divididos por segmento ou de acordo com as necessidades do Estado, tendo como base o Plano Estratégico Estadual. Segundo a secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, “os cursos oferecidos pelo Emprega Mais, Empreenda Juventude facilitam o acesso dos jovens ao mercado de trabalho, porque tudo passa pela educação e este é o objetivo do Governo de Rondônia, dar mais oportunidades aos nossos jovens”, esclareceu.

As inscrições podem ser feitas pelo site do Instituto. A presidente do Idep, Adir Josefa ressaltou que, os cursos fomentam o empreendedorismo, além da qualificação profissional. “Os jovens sabem que muitas carreiras começam com o acesso aos cursos profissionalizantes. Sempre frisamos que conhecimento nunca é demais e o mercado está cada vez mais exigente”, salientou.

Os cursos também ajudam a promover a integração entre empresas e profissionais capacitados pelo projeto. A Sejucel ajuda na captação dos jovens que terão acesso ao programa. “Nós fazemos essa ponte entre os jovens e o Idep, conscientizando esse público para a importância de investir na qualificação profissional. Assim, nossos jovens podem ingressar no mercado de trabalho e até mesmo abrir o próprio negócio, tendo acesso às consultorias do programa”, reforçou o secretário Júnior Lopes.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Andréia Fortini
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cidadania, Cultura, Cursos, Economia, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo