Governo de Rondônia
20/04/2024

EDUCAÇÃO

Livro em braille “Encanto do rio Madeira: Histórias Ribeirinhas” é lançado em Porto Velho

16 de agosto de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A solenidade de lançamento ocorreu no prédio da Seduc com a presença de várias autoridades

A professora universitária Nair Ferreira Gurgel do Amaral lançou na sexta-feira (16), na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em Porto Velho, o livro em braille “Encanto do rio Madeira: Histórias Ribeirinhas”.

Destacando a importância do livro para os alunos cegos e com baixa visão , o secretário da Seduc, Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, parabenizou a professora Nair por oferecer uma obra inédita e que vai ser distribuída para os estudantes portadores de deficiência visual e que estão regularmente matriculados nas escolas da rede estadual de Rondônia.

A professora Nair agradeceu a oportunidade de apresentar o livro para diversos alunos da rede estadual cegos e/ou com deficiência visual, destacando o incentivo e apoio que recebeu de toda equipe que compõe a Diretoria Geral de Educação (DGE/Seduc), para que tornasse possível o lançamento do livro.

“O livro é editado em Braille, na versão ampliada, teve como ponto focal os contos regionais escritos por crianças que residem à margem de um dos mais importantes rios da região Norte: o rio Madeira e hoje é uma realidade pela colaboração do Instituto Benjamin Constante (IBC-Rio de Janeiro) que imprimiu 130 volumes a serem entregues aos portadores de deficiência visual e cegos nas escolas da rede estadual”, destacou a escritora.

Diversos estudantes da rede estadual de educação, em Porto Velho, participaram do lançamento do livro, e o estudantes Danilo David Jerônimo Silva, 13, do 7º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Castelo Branco, cego aos dois anos de idade causado por uma enfermidade, fez a leitura em braille do livro e recebeu os cumprimentos do público presente equipe da Gerência de Educação Básica (GEB), por intermédio do Núcleo de Educação Especial, e que é responsável pela execução de ações destinadas a melhoria da Educação Inclusiva no Estado.

A professora Nair, a bibliotecária Glória e o servidor Robson, que é cego, participaram da manhã de autógrafos

O servidor público do Núcleo de Educação Especial da Seduc, Robson André Souza, que é cego, participou do evento e afirmou que a iniciativa da professora Nair é uma importante ferramentas para que outros livros também possam ser editados em Braille e, consequentemente, dar mais opção de leitura para os portadores de deficiência visual e aos cegos.

Todos os membros do Núcleo de Educação Especial(NEE/Seduc) da Seduc marcaram presença no evento literário e a professora Chefe do NEE, Heluizia Patrícia Lara, parabenizou a professora Nair.

Na manhã do autógrafo foram registradas as presenças da diretora da DGE, professora Irany Oliveira; da gerente da GEB, professora Rosane Seitz Magalhães; da bibliotecária Gloria Valadares, da coordenadora Regional de Educação de Ji-Paraná, professora Rosângela Marum; subgerente da DGE, professora Betinha Siqueira, e de chefes de núcleos e de servidores públicos da Seduc interessados no evento literário.

Leia mais:

Livro editado em braille terá manhã de autógrafo na Secretária de Estado da Educação, em Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Walteir Costa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo