Governo de Rondônia
19/04/2024

Instituto Abaitará inicia ano letivo

18 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Imagem 01

Na segunda-feira (17), o Instituto Estadual de Educação Rural Abaitará, localizado no município de Pimenta Bueno, deu início ao ano letivo de 2014. A escola funciona em regime de semi-internato em tempo integral. Durante o período de internação, os alunos realizam todas as refeições, recebem aulas práticas e teóricas, participam de cursos ministrados pelo Sebrae, Idaron, Emater, Detran e dormem na escola.

O Abaitará é uma escola técnica agroecológica. Os cursos possuem duração de quatro anos e formam técnicos nas áreas de piscicultura, floresta, agricultura, terra e apicultura. O instituto tem  30 servidores, entre professores e técnicos.

Atualmente, 123 alunos, divididos em duas turmas, estão matriculados na instituição. O sistema de matrícula é através de teste seletivo, realizado no início de cada ano na própria unidade e o aluno tem que ter o ensino fundamental.

Para a secretária Cristinéia Peromali, a escola Abaitará é um modelo para todo o Estado e que o Governo tem se preocupado muito com a evolução e melhoramento das condições e atualizações em todas as áreas da unidade. “O governador tem acompanhado pessoalmente todas as mudanças e melhorias que estão acontecendo na nossa Escola e isso motiva muito os alunos e nós que estamos aqui dentro diuturnamente,” comenta a professora Cristinéia.

Imagem 02

Na abertura do ano letivo, a escola entregou para os pais que estavam presentes uma muda de castanheira, simbolizando a preocupação  com o meio ambiente e a preservação desta árvore que também é símbolo de Rondônia.

O agricultor de São Felipe Luiz Antônio Viana da Silva, 47 anos, tem o filho Lamarca Bento Viana, de 15 anos, no segundo período na Escola. “Aqui é bom em tudo, meu filho mudou de comportamento interagindo mais com as pessoas e passou verdadeiramente a dar valor a agricultura que era o que eu mais queria. As mudanças são visíveis e já estou preparando meu outro filho para trazer pra cá,” afirma o agricultor.

Bruna Carla Nardo, 15 anos, cursa o segundo ano na escola. Ela é filha de agricultores de Primavera, proprietários de um sítio na linha 48. A estudante diz que descobriu novos horizontes, aprendendo muito sobre o meio ambiente. “Quando sair, vou usar meus conhecimentos e fazer um curso de agronomia, pois aqui aprendi a gostar muito da área”, finaliza Bruna Carla.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação


Compartilhe


Pular para o conteúdo