CONCURSO DE REDAÇÃO

Inscrições para o Programa Jovem Senador 2024 seguem abertas e estudantes até 19 anos podem participar

22 de fevereiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Informações e instruções para a participação no Programa ficam disponíveis no website oficial do Jovem Senador

Seguem abertas, desde o dia 1º de fevereiro, as inscrições para o Programa Jovem Senador 2024. O Programa é uma atividade voltada para estudantes de até 19 anos, de escolas públicas de ensino médio dos estados e do Distrito Federal. As inscrições encerram no dia 30 de abril. O Governo de Rondônia destaca que, o Programa tem o objetivo de fomentar a reflexão dos estudantes quanto à política, democracia e ao exercício da cidadania, assim como, proporcionar o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo brasileiro.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), os jovens senadores serão selecionados por meio de concurso de redação, com o tema “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”.  Os 27 estudantes vencedores, sendo um representante de cada estado além do Distrito Federal, e seus respectivos professores orientadores deverão participar da Semana de Vivência Legislativa, no período de 5 a 9 de agosto de 2024, em Brasília (DF).

Para o governador do Estado, Marcos Rocha, o tema da redação deste ano é especial. “O Programa é importante porque tem como essência incentivar estudantes a compreenderem o exercício da cidadania e a democracia no seu dia a dia. Além desse benefício, os participantes podem relacionar as produções textuais às discussões para possíveis projetos de leis, e enriquecer o conhecimento pedagógico para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, pontuou.

REDAÇÕES

Segundo a titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, o evento com o anúncio dos vencedores deverá ser realizado até o dia 21 de junho. Os autores das redações classificadas em 1º lugar em cada estado, e no Distrito Federal, serão os jovens senadores da edição 2024, e participarão da Semana de Vivência Legislativa em Brasília (DF). “As despesas de deslocamento dos estados para Brasília, bem como de hospedagem e alimentação dos jovens senadores e professores orientadores serão custeadas pelo Senado Federal”, explicou.

Todas as informações e instruções para a participação no Programa ficam disponíveis no website oficial do Jovem Senador, de responsabilidade do candidato observar as etapas, a fim de obter êxito em sua inscrição, segue link: https://www12.senado.leg.br/jovemsenador, Facebook: jovemsenador, Instagram: @jovemsenador e email: jovemsenador@senado.leg.br. Os coordenadores estaduais estão disponíveis pelo email: ensinomedio@seduc.ro.gov.br.

CALENDÁRIO DO PROGRAMA JOVEM SENADOR 2024

ETAPA ESCOLAR