CULTURA ESCOLAR

Iniciada votação popular para escolha das melhores obras do Festival Estudantil Rondoniense 2021

19 de outubro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Fera 2021 está sendo realizado de forma online e está inciando a fase estadual

O Festival Estudantil Rondoniense (Fera), realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), chegou à Fase Estadual, com 135 estudantes da Rede Pública das 18 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) expondo obras. Os participantes estão divididos nos seguimentos de: música – canto (juvenil e adulto) e instrumental; dança; cinema – filme de ficção, documentário e animação; teatro; fotografia; pintura; desenho; escultura. A votação pública das obras teve início na segunda-feira (18) e segue até o dia 26, nas redes sociais do Festival, para escolher os três melhores de cada categoria.

Neste ano, o Fera está sendo realizado de forma on-line, como parte das medidas protetivas do Governo de Rondônia contra a covid-19, e foi dividido em quatro fases: Escolar, Municipal, CRE e Estadual. As três primeiras já foram concluídas.

As obras dos estudantes contarão também com a análise de curadoria especializada, composta por profissionais que  analisam as produções inscritas no Festival Estudantil Rondoniense de Artes 2021. O resultado final será transmitido pelo canal da Medicação Tecnológica do Governo de Rondônia.

Atendendo o componente curricular de arte, o festival tem por finalidade incentivar a cultura escolar nos diversos segmentos e linguagens artísticas, difundindo as artes no contexto educacional, proporcionando o intercâmbio entre artistas, arte educadora e estudantes da rede estadual de ensino. O Festival é direcionando para o público estudantil acima de 12 anos, atendendo o Ensino Fundamental e EJA e não tem caráter competitivo.

Texto: Valéria Rodrigues
Fotos: Walteir Costa/ Sara Garcia