Governo de Rondônia
28/03/2024

QUALIFICAÇÃO

Indígenas retomam aulas no Projeto Açaí do governo estadual

07 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Os povos indígenas rondonienses voltam às salas de aulas nesta segunda-feira, 10. A qualificação profissional é ofertada pelo governo do estado e tem o propósito de formar professores indígenas de várias etnias para que eles assumam as salas de aulas nas próprias aldeias.

O projeto Açaí é voltado exclusivamente ao povo indígena que deseja atuar como professor na educação infantil e nos anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino Fundamental, considerando a diversidade linguística, intercultural e histórica das etnias atendidas.

O aprendizado da língua materna é uma das modalidades obrigatória e mais importante do projeto Açaí, porém o curso é composto por todas as demais disciplinas do magistério convencional. Anderson Suruí_07-08_Foto_PAULO SÉRGIO

“A importância da disciplina se baseia na preservação do universo sociocultural específico de cada etnia”, define a secretária estadual de Educação Fátima Gavioli, que deverá presidir os trabalhos desta etapa do curso a exemplo da fase anterior ocorrida no começo deste ano no mesmo local.

O coordenador da Organização dos Professores Indígenas de Rondônia [Opiron], Anderson Suruí, classificou o projeto Açaí como sendo importante porque é um caminho para novas conquistas do povo indígena. “A missão desses professores é formar líderes”, disse o coordenador.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cultura, Cursos, Economia, Educação, Evento, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo