Governo de Rondônia
18/04/2024

SABATINA

Indicados pelo Governo de Rondônia para Fease e Funcer passam por sabatina nas comissões da ALE e são aprovados

26 de junho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A sabatina aconteceu no início da tarde desta terça-feira (25) no Plenarinho 1 da Assembleia Legislativa em Porto Velho. O primeiro a passar pelo teste foi o indicado pelo governador Marcos Rocha para o cargo de presidente da Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease), Antônio Francisco Gomes Silva.

Os integrantes da Comissão de Defesa da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (CDCAMI) sabatinaram Antônio Francisco quanto à formação do indicado, a atual estrutura da Fease em todo o Estado, referente ao número de abrigos, de servidores e adolescentes atendidos pela Fundação, bem como sobre os programas de ações pedagógicas voltadas à cultura, lazer e esporte de menores em conflitos com a lei.

Após a avaliação, o relator da Comissão, deputado Edson Martins leu o relatório e o nome de Antônio Francisco Gomes da Silva foi aprovado.

Fazem parte da CDCAMI, os deputados Alex Silva, presidente da Comissão, e os membros Edson Martins, Lazinho da Fetagro, Dr. Neidson, Alex Redano, Cassia Muleta, Ismael Crispin, Anderson Pereira, Adelino Follador, Marcelo Cruz e Chiquinho da Emater.

Na sequência, foi a vez de Eluane Martins da Silva, indicada para assumir a presidência da Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), órgão ligado à Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).

Eluane Martins foi ouvida pela Comissão de Educação e Cultura (CEC). A sessão foi conduzida pelo presidente, deputado Lazinho da Fetagro, com a participação dos deputados Ismael Crispin, relator do parecer, Cassia Muleta, Anderson Pereira, Dr. Neidson, Alex Redano, Adelino Follador, Chiquinho da Emater, e Marcelo Cruz.

O nome de Eluane Martins da Silva foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultural (CEC) da Assembleia Legislativa.

A maioria dos membros da Comissão ressaltou a competência da indicada nos órgãos por onde já atuou. Os parlamentares perguntaram sobre projetos para resgatar a cultura de Rondônia, uma vez que o Estado, no parecer da comissão, não tem identidade cultural, a exemplo de outros Estados do país. “O governo do Estado está trabalhando na reestruturação administrativa. A ideia é que a Funcer seja incorporada à Sejucel, que já tem vários projetos para a área da cultura, e que ainda deve gerar economia para o Governo. Nossa pretensão é dar espaço para artistas locais, e dessa forma estaremos trabalhando o resgate da cultura rondoniense”, argumentou.

O deputado Marcelo Cruz sugeriu que a Funcer tome como exemplo as ações da Fundação de Cultura do estado do Acre, que tem arrecadado fundos para fomentar o teatro acreano, trazendo artistas de fora e muitas outras atividades.

Ao final, o relator da comissão Ismael Crispin votou pela aprovação do nome de Eluane Martins para exercer o cargo de presidente da Funcer.

Leia mais:

 Antes de entrar em recesso, deputados aprovam últimos nomes indicados, Projetos de Lei e a LDO do Governo de Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rejane Júlia
Fotos: Leandro Morais
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Governo, Rondônia, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo