Governo de Rondônia
05/12/2025

SAÚDE E BEM-ESTAR

Humanização e acolhimento são fortalecidos na UTI do Hospital Regional de Urgência e Emergência de Cacoal

12 de junho de 2025 | Governo do Estado de Rondônia

A iniciativa visa fortalecer os vínculos entre pacientes e familiares

Com o objetivo de oferecer acolhimento e um ambiente ainda mais humanizado, o governo de Rondônia implementou o “Prontuário Afetivo” na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Urgência e Emergência de Cacoal (Heuro). A iniciativa visa fortalecer os vínculos entre pacientes e familiares, colaborando para a melhora da saúde e promovendo uma comunicação mais próxima com os entes queridos.

A ação foi conduzida pelo setor de Psicologia, Núcleo de Segurança do Trabalho e o setor de Educação Permanente da unidade foi iniciada em 2024, a proposta envolve a criação de prontuários em acrílico, onde as informações vão além do estado de saúde, incluindo apelidos, comida favorita e um espaço para dedicatórias escritas pelos familiares.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ação demonstra o comprometimento do governo com o bem-estar dos pacientes. “A gestão estadual tem trabalhado para oferecer acolhimento, cuidado em saúde e dignidade para a população rondoniense”, salientou.

A coordenadora do Núcleo de Psicologia da unidade, Luciana de Souza, destacou que o prontuário afetivo vem para humanizar e trazer esperança à unidade hospitalar. “Diminui o estresse e a ansiedade gerados durante uma internação, e isso contribui de forma positiva para a melhora no quadro de saúde do paciente. Mostra que o paciente não é apenas um leito, ele é o amor da vida de alguém, tem gostos, apelidos… Então, o prontuário vem para oferecer esse acolhimento.”

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

Além do Prontuário Afetivo, a unidade conta com uma equipe multidisciplinar para atender os pacientes na UTI, incluindo o serviço de odontologia especializada. O trabalho é desenvolvido pelo mestre e especialista em odontologia, cirurgião-dentista Origenes José Gomes Junior, que possui capacitação em atendimento odontológico em UTI.

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, frisou que as iniciativas têm origem nos princípios e diretrizes da Política Nacional de Humanização. “Humanizar é garantir que todas as ações de atenção e gestão em saúde respeitem a dignidade da pessoa humana, com base nas melhores práticas, no acolhimento e na valorização do cuidado.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Pablo Belo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cacoal, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe