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04/11/2024

AMPLIAÇÃO

Hospital de Base inaugura nova UTI para pacientes sem Covid-19 e oferta atendimento psicológico aos servidores

28 de abril de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

10 novos leitos completos foram inaugurados totalizando 23 leitos adultos.

Além das ações de contingência do novo coronavírus, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), também tem investido na ampliação de leitos para  garantir assistência a pacientes que, independente da pandemia, precisam de leito de UTI devido a outras patologias e pós-cirúrgico.

Na última sexta-feira (24) foi inaugurada a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Base Doutor Ary Pinheiro (HBPAP).

A nova UTI conta com dez leitos, sendo três em isolamento e o restante equipado com monitores multiparâmentro, bombas de infusão e ventiladores mecânico pulmonar.  Totalizando 23 leitos de UTI para adultos.

A iniciativa busca atender a demanda e a expectativa é aumentar o número de leitos nos próximos dias, explicou a diretora do hospital, Raquel Gil.

O secretário de Saúde, Fernando Máximo, lembra que o Estado não atende apenas pacientes da Covid-19, que existem outras patologias que fazem com que o paciente necessite de um leito de UTI.  “As internações são dinâmicas e, devido a diversas patologias, temos pacientes que precisam de um leito de UTI, por isso ampliamos a oferta no Hospital de Base”.

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO

“Através da parceria entre o Núcleo de Psicologia do HB e do Departamento de Psicologia e Residência Multiprofissional de Saúde da Família da Universidade Federal de Rondônia (Unir) agora os servidores do Hospital de Base contam com novas ferramentas no atendimento psicológico ofertado pelo hospital”, ressaltou a gerente de Ensino e Pesquisa do HB Patrícia Queiroz.

“Devido à pandemia, nossos serviços foram readequados. No caso dos atendimentos psicológicos, eles estão sendo realizados de forma virtual, por meio de ligações, aplicativos de videochamadas, entre outras ferramentas. Assim nossos servidores continuam tendo a oferta do serviço 24 horas por dia”, relatou a gerente.

Os atendimentos presenciais, segundo ela, também foram mantidos, respeitando as recomendações de prevenção. Estão sendo ofertados três tipos de serviço: Atividades psico ativas online, busca ativa e presencial. “Nós temos recebido ótimas avaliações do servidores atendidos pelo núcleo psicológico. Contamos ainda com o atendimento via Call Center que direciona para os devidos profissionais”, destacou a gerente.

Os atendimentos acontecem de segunda a domingo, 24 horas por dia. Através de comunicado interno os servidores são orientados sobre como receber os atendimentos.

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Fonte
Texto: Anayr Celina
Fotos: Sesau
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Tecnologia


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