Governo de Rondônia
27/04/2024

SAÚDE

Hospital de Base Ary Pinheiro em Porto Velho realiza cerca de 250 cirurgias de cataratas por mês

19 de outubro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Hospital de Base

Com investimentos nos últimos três anos de mais de R$ 3,5 milhões em equipamentos de última geração, estrutura, medicamentos, como Metil celulose um dos mais utilizados pelos oftalmologistas, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) facilita a realização 250 cirurgias eletivas oftalmológicas por mês, além de 20 a 30 de urgência.

O tratamento inicia na Policlínica Osvaldo Cruz, onde 12 médicos oftalmologistas realizam consultas e exames oftalmológicos como acuidade visual, fundo do olho, pressão intraocular, topografia da córnea, ultrassonografia do globo ocular e um exame para cálculo da lente intraocular a ser implantada. Diante do diagnóstico, se necessário a pessoa é encaminhada para cirurgia, que é realizada no centro cirúrgico do Hospital de Base Ary Pinheiro. “Sabemos que essa média não atende a demanda do Estado, nossa meta é sair de 10 cirurgias eletivas por dia para 20, para isso temos que aumentar o quadro de profissionais, o que já estamos providenciando.”, ressaltou o secretário estadual de saúde Williames Pimentel.

Outro avanço da saúde no Estado é o transplante de córnea, que é realizado também no Hospital de Base Ary Pinheiro, desde abril de 2014 com 52 transplantes de córneas, em 2015 fora realizados 58, em 2016, subiu para 74, neste ano até setembro, 67 pessoas voltaram a enxergar.

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sângela Oliveira
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo