Governo de Rondônia
24/04/2024

CENTRO CIRÚRGICO

Hospital de Base Ary Pinheiro avança na realização de cirurgias de média e alta complexidades

08 de fevereiro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Investimentos do Governo  com a compra e manutenção de equipamentos possibilitaram a ampliação do centro cirúrgico

O Hospital de Base Ary Pinheiro – HBAP tem reforçado o atendimento quanto ao tratamento de média e alta complexidade, em pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS. A unidade vem recebendo investimentos do Governo de Rondônia com a compra e manutenção de equipamentos de alta tecnologia, o que possibilitou a ampliação do centro cirúrgico. O hospital apresenta 13 salas cirúrgicas, dessa forma, é possível realizar em média, mil cirurgias por mês.

O Hospital de Base conta com mais de 600 leitos divididos em dezessete enfermarias, uma clínica psiquiátrica, maternidade, três unidades de terapia intensiva – UTI (adultas e uma neonatal), centro obstétrico; referência em gestação de alto risco, serviço de hemodinâmica, urologia, nefrologia, banco de leite humano, banco de órgãos, residência médica e centro cirúrgico.

De acordo com o governador de Rondônia, Marcos Rocha, “o pleno funcionamento do nosso centro cirúrgico colabora com o atendimento dos pacientes que necessitam de grandes cirurgias e internações mais específicas, considerando que o hospital é referência e trata mais de 25 especialidades de alta complexidade”, explicou o governador.

Segundo o diretor-geral, Rodrigo Bastos, hoje “o HB funciona junto ao Hospital Regional de Cacoal – HRC, como uma unidade drenante que ajuda a organizar e girar o fluxo de atendimento, liberando leitos nas outras unidades de saúde do Estado. É importante que cada hospital trate da sua especialidade, pois assim teremos um atendimento mais rápido e seguro”, garantiu o diretor.

Salas cirúrgicas funcionam 24h, inclusive aos finais de semana e feriados

PROCEDIMENTOS

Essa agilidade só está sendo possível devido aos investimentos que vêm sendo feitos pelo Governo de Rondônia com a manutenção de equipamentos cirúrgicos, e a reativação ainda em 2022 de cinco salas dentro do centro cirúrgico do HB. “Agora temos treze salas cirúrgicas, que funcionam 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados. O número de cirurgias aumentou mais de 60% e conseguimos realizar cerca de mil procedimentos cirúrgicos mensais”, afirma o diretor.

Os principais procedimentos realizados são as de cirurgia geral, ortopedia, urologia, plástica, ginecologia, proctologia, neurologia, cardíaca, pediatria, cabeça e pescoço, buco-maxilo-facial, bariátrica, torácica e cirurgias endoscópicas. A unidade conta com aparelhos de videolaparoscopia, torres de vídeo, arcos cirúrgicos e toda a estrutura de um centro cirúrgico complexo.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Andréia Fortini
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo