17/07/2024

SAÚDE

Hospital Cemetron é a porta de entrada para o tratamento de doenças tropicais em Rondônia

23 de janeiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O Hospital Cemetron, em Porto Velho, conta com diversos tipos de serviços que vão desde consulta ambulatorial e emergência, internação, apoio a diagnóstico e dispensação de medicamentos

O Centro de Medicina Tropical de Rondônia – Cemetron integra a rede pública de saúde do Governo de Rondônia. Faz parte da estrutura da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau. O hospital é referência, há mais de 30 anos, no atendimento às doenças infectocontagiosas e tropicais, tanto em nível ambulatorial quanto internação.

Para o governador Marcos Rocha, o Cemetron foi fundamental para o estado atravessar o período mais crítico da pandemia da covid-19. “Durante essa luta houve uma unificação entre unidades de saúde e um esforço das equipes, como a daqui do Cemetron.  Como resultado, 2.441 pacientes tiveram alta da unidade e voltaram para seus familiares”, relembra.

ESTRUTURA

Atualmente o Cemetron possui 678 profissionais atuando, desde médicos até serviços gerais que oferecem um serviço diferenciado aos pacientes que ficam internados na unidade. A unidade conta um total de 107 leitos. Desses, 90 são leitos clínicos, sendo 6 leitos clínicos reservados para covid-19, 65 infectocontagioso e 19 leitos de retaguarda do hospital João Paulo II. Possui também 17 leitos para Unidade de Terapia Intensiva – UTI, sendo 4 direcionados a pacientes com covid-19, 6 para pacientes de retaguarda e 7 leitos direcionados a pacientes com patologias infectocontagiosas. Todos os leitos de UTI tem capacidade para realização de hemodiálise.

ESPECIALIDADES

Os pacientes vindos das unidades de emergências municipais regulados pela central de regulação estadual

O Cemetron conta com diversos tipos de serviços que vão desde consulta ambulatorial e emergência, internação, apoio a diagnóstico e dispensação de medicamentos. De acordo com o diretor clínico do Cemetron, Rui Durlacher, “na unidade são tratadas doenças como tuberculose, vírus da imunodeficiência humana (HIV), síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), blastomicoses, leishmaniose, malária, leptospirose, acidente com animais peçonhentos, dengue, covid-19 e outras patologias relacionadas à saúde pública”, detalha.

COMO ACESSAR

O horário de atendimento do Cemetron é continuo, funciona de 24 horas em regime de plantão, incluindo sábados, domingos e feriados, para urgência e emergência de pacientes com picada de animais peçonhentos, HIV, tuberculose e perfuro cortante. Para as demais patologias recebe os pacientes vindos das unidades de emergências municipais regulados pela central de regulação estadual. Já para os atendimento dos pacientes ambulatoriais é necessário encaminhamento, com referência em doenças infectocontagiosas.

ONDE FICA

A unidade localizada na Avenida Guaporé, nº 215, bairro Lagoa, em Porto Velho e atende além dos municípios do interior do Estado, as cidades vizinhas dos estados do Acre, Amazonas e ainda, pacientes vindos da Bolívia.

Texto: Andréia Fortini
Fotos: Frank Néry