Governo de Rondônia
05/12/2025

SETEMBRO AMARELO

Grupo de música do CAPS se apresenta no Pronto-Socorro João Paulo II

20 de setembro de 2025 | Governo do Estado de Rondônia

As apresentações estão sendo realizadas em alusão ao mês Setembro Amarelo

Músicas e acolhimento são levados por pacientes do grupo de música do Centro de Atenção Psicossocial Madeira – Mamoré (Caps) para o Pronto Socorro João Paulo ll, nesta sexta-feira, (19), em alusão ao mês Setembro Amarelo o grupo musical realizou apresentação de músicas que trazem reflexões sobre o valor da vida e amor.

As apresentações fazem parte do cronograma de prevenção e valorização da campanha do mês Setembro Amarelo. A diretora adjunta da unidade, Isabella Naiara, diz que o momento foi marcado por sensibilidade e conexão. “O grupo proporcionou uma experiência de acolhimento e humanização, tanto para os pacientes quanto para os profissionais. É essencial reforçar o valor da vida em todos os meses do ano”, destacou.

“Tocando em frente” de Almir Sater e “Como Zaqueu” de Regis Danese, foram uma das músicas cantadas pelo grupo. também foi realizada uma decoração com mensagens de ânimo e reforço da importância de conversar, ouvir e buscar apoio.

MÚSICA E ACOLHIMENTO

No CAPS são realizadas oficinas terapêuticas além de atendimentos assistenciais e acompanhamento em psicologia e psiquiatria. O projeto de música é uma das opções de atividades terapêuticas utilizadas na unidade. O professor do grupo musical, Jucimar Moraes, conta que a música pode ser um canal para a reconstrução do emocional, além de ser uma expressão artística que promove o autoconhecimento. “Todos os dias aprendemos um com o outro, e eles são os verdadeiros artistas”, pontuou.

Segundo o secretário de Estado da saúde, Jefferson Rocha, cuidar da saúde mental vai muito além do atendimento clínico. “No CAPS, a música não é apenas expressão artística, é ferramenta de escuta, acolhimento e transformação. Ver pacientes se apresentando em espaços como o Pronto-Socorro João Paulo II é a prova viva de que o cuidado humanizado dá frutos”, ressaltou.

A unidade atende pacientes com transtornos psíquicos graves

ONDE BUSCAR ATENDIMENTO

Para ser atendido no CAPS Madeira-Mamoré, é necessário encaminhamento médico, que pode ser solicitado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A unidade atende pessoas acima de 18 anos com transtornos mentais graves, como esquizofrenia e outros quadros com comprometimento psíquico.

Localizado na Rua Elias Gorayeb, nº 2.576, Bairro São Cristóvão, o CAPS funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h. A equipe é composta por profissionais de diversas áreas, como psiquiatria, psicologia, enfermagem, terapia ocupacional e assistência social.

Entre os serviços oferecidos estão:

  • Atendimento psiquiátrico e psicológico;
  • Acompanhamento em saúde mental;
  • Oficinas terapêuticas (música, yoga, arte, memória, terapia corporal);
  • Visitas domiciliares para casos graves;
  • Apoio às equipes da Atenção Básica.

Os atendimentos são diários, e em caso de ausência do paciente, a equipe realiza visitas domiciliares para garantir a continuidade do cuidado.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Lara Lívia
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe