17/07/2024

COMISSÃO INTERGESTORES

Governo se reúne com secretários municipais das regiões Central e Vale do Guaporé para viabilizar descentralização da saúde

12 de agosto de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Reunião do Estado de Rondônia com Comissão Intergestores Municipais – CIR na Delegacia Regional de Saúde em Ji-Paraná

Secretários de saúde de 17 municípios das regiões Central e do Vale do Guaporé participaram da sétima reunião ordinária da Comissão Intergestores Regional (CIR), na terça-feira (10), com o objetivo de debater e pactuar a descentralização de serviços, melhoria e qualificação dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios e aprovar as demandas apresentadas. O evento é ocorre mensalmente e é promovido pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Secretaria Regional de Saúde de Ji-Paraná.

A segunda secretária da CIR e coordenadora de meios auxiliares de locomoção, Anubis Simões, esclareceu a importância da reunião. “É uma forma de darmos satisfação a população sobre onde os impostos estão sendo aplicados. O que nós fazemos aqui é justamente cuidar do dinheiro da população, fiscalizando e organizando sua melhor e correta aplicação. Somos uma frente unida em benefício da população e dos municípios que nós assistimos”, explicou.

No evento realizado no auditório da Delegacia Regional de Saúde, em Ji-Paraná, várias ações foram aprovadas e agora serão deliberadas na Comissão Bipartite, a ser realizada em Porto Velho nos dias 18 e 19 de agosto. Entre os destaques, estão os investimentos referentes a aquisição de um veículo, por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 56.187,00 destinado à Unidade Básica de Saúde Geraldo Dias de França em Alto Alegre dos Parecis; recursos para custeio de ações contra o covid-19 no valor de R$ 100 mil para secretária Municipal de Saúde de Alvorada do Oeste; incremento temporário ao custeio de serviços na Atenção Básica de Saúde no valor de R$ 200 mil para o município de Theobroma e aquisição dois veículos para usos exclusivo das UBS 2 de Abril e L1 Maringá no valor R$ 112.374. Para Ji-Paraná, R$ 500 mil para reforço nas ações de emergência contra o coronavírus.

Reunião com intergestores no auditório da Delegacia Regional de Saúde, em Ji-Paraná

Dentre os diversos temas discutidos relacionados à saúde da região do Vale do Guaporé, foi  destaque o incremento temporário ao custeio de serviços da atenção básica municipal de saúde com valores de aproximadamente R$ 2 milhões. “Uma reunião muito produtiva com a participação de secretários, ou seus representantes, com objetivo de desenvolvermos projetos para aquisição de produtos e bens para os municípios. Nossas reuniões, que ocorriam por videoconferência uma vez por mês, retornam ao sistema presencial com adoção de protocolos de segurança para evitar contágio por covid-19”, ressaltou Alexandre Mates Tavares, gerente regional de saúde.

Também esteve presente no evento  a apoiadora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Rondônia (Cosems- RO) Eglin Thais que falou sobre a importância do encontro “É uma reunião que vai nortear as ações futuras em cada cidade, onde os secretários da região Central e Vale do Guaporé trazem suas pautas para discussão, debate e aprovação sempre visando melhorias em suas respectivas cidades”, esclareceu.

A Comissão Intergestores Regional possui atualmente uma equipe técnica que orienta secretários de saúde, com suporte técnico e jurídico, para respaldar as ações com base na legislação federal, bem como unificar as informações quanto à importância de fortalecer os espaços de gestão compartilhada, para humanizar e ampliar o atendimento à população.

Texto: Wilson Neves
Fotos: Wilson Neves

Capacitação, Evento, Governo, Legislação, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade