04/05/2024

DIAGNÓSTICO

Governo realiza drive-thru de testagem rápida da covid-19 em Novo Horizonte neste sábado, 19

19 de fevereiro de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Drive-thru que acontecerá neste sábado, 19, a partir das 15 horas

O Governo de Rondônia disponibilizará mil testes rápidos da covid-19, no drive-thru que acontecerá neste sábado, 19, a partir de 8h, no município de Novo Horizonte, a ação tem como objetivo diminuir o contágio na região. O local para a testagem será na Avenida José Roberto dos Reis Filho, Centro.

O secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, explica que a ação acontece nos municípios de Rondônia em parceria com as prefeituras e secretarias municipais de Saúde. “A ideia é identificarmos o máximo de pacientes positivados com covid-19, garantir o atendimento médico e ao mesmo tempo a emissão de atestado médico, para assegurar o isolamento social e assim quebramos a cadeia de transmissão do vírus. Quando falamos de testagem em massa estamos falando em salvar vidas”, frisou.

O método utilizado será o antígeno, que consiste em um exame mais preciso com a identificação do coronavírus desde os primeiros dias de infecção, com 93,3% de sensibilidade e 99,4% de especificidade. O processo é baseado na coleta de secreções nasais, por meio de swab (haste flexível com ponta de algodão).

Para realizar o teste é necessário documento com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O diagnóstico preciso e correto é fundamental para isolar as pessoas infectadas e quebrar o ciclo de transmissão do vírus.

Texto: Lara Lívia
Fotos: Hermes Rafael