Governo de Rondônia
19/04/2024

Governo realiza concurso para Residência Médica no domingo

10 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

011Médicos de Rondônia, Acre, Amazonas e Mato Grosso disputam 26 bolsas de estudos

O concurso vai atender as unidades do Hospital de Base (HB), com 18 vagas em várias áreas, Hospital Regional de Cacoal, com quatro vagas; o Hospital do Câncer de Barretos, o “Barretinho”, em Porto Velho, com quatro vagas.

Segundo a coordenadora da Comissão de Residência Médica do HB, Fátima Sankari, há vários médicos inscritos dos estados do Mato Grosso, Amazona e Acre. Para ela, a procura pela residência em Rondônia mostra que as pessoas, em especial os novos médicos, estão vendo o salto de qualidade que a Saúde obteve após o início da administração do governador Confúcio Moura.

Todo o processo será acompanhado pela coordenadora Estadual de Residência Médica, Márcia Rocha Meira. As provas – que acontecem domingo no Hospital de Base, em Porto Velho -, seguem todas as diretrizes do Ministério da Educação (MEC).

Meta para 2014

Segundo a coordenação do HB, o secretário estadual de Saúde ,Williames Pimentel, trabalha com a expectativa de ampliar de 18 para 32 vagas o número de residentes no HB. Este avanço será possível graças ao investimento pesado feito pelo governador Confúcio Moura na melhoria da estrutura física e médica do maior hospital do Estado, afirma Pimentel.

O que é Residência Médica

De acordo com o secretário Williames Pimentel, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funcionando em instituições de saúde como hospitais-escola, os pós-graduandos realizam atividades profissionais remuneradas sob a orientação de médicos especialistas.

Investimento

No total, o governo de Rondônia vai investir R$ 3.623,00, – para cada residente -, entre bolsa de estudo e ajuda de custos. As vagas oferecidas serão para as especialidades de pediatria, clínica médica, ginecologia, oncologia, cirurgia geral, infectologia, medicina intensiva e ortopedia.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo