02/05/2024

MUDANÇA

“Governo na Cidade” transforma a iluminação pública do município de Alto Alegre dos Parecis

12 de dezembro de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Iluminação-Pública-em-alto-alegre_05.12.22_Foto-Josiane-Garcia.

São mais de três quilômetros de ruas que passaram por melhorias na iluminação pública

Ruas do município de Alto Alegre dos Parecis estão mais iluminadas. Isso se deve aos trabalhos de substituição das lâmpadas a vapor de sódio por lâmpadas de Led e, também, a instalação de novos pontos de iluminação no município. O que significa mais segurança aos moradores e economicidade para o poder executivo municipal. A mudança aconteceu via projeto “Governo na Cidade”, por meio da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – Seosp.

São mais de três quilômetros que passaram por melhorias em duas avenidas, a Tancredo Neves e a Getúlio Vargas. As duas abrangem cinco bairros, incluindo o centro da cidade, dentre eles estão: Vista Alegre, Boa Vista, Jardim América, Cristo Rei e Jardim das Palmeiras.

Desde que lançou o projeto, o Governo de Rondônia tem reforçado que as ações municipalistas serão aplicadas com recursos próprios nos 52 municípios do Estado, a fim de atender às necessidades da população, promovendo assim, o desenvolvimento.

“Queremos fazer com que a população tenha orgulho do município que mora e as ações municipalistas do Governo do Estado têm contribuído para o desenvolvimento dos municípios. E uma obra de iluminação em vias públicas transforma e melhora as condições de vida da população. O governo municipalista tem fortalecido parcerias com as prefeituras dos municípios para que juntos possamos avançar, ainda mais, no desenvolvimento do Estado”, disse o governador Marcos Rocha.

De acordo com o prefeito, Denair Pedro da Silva, com a finalização da implantação de iluminação pública, a cidade está mais bonita e valorizada. “O governador Marcos Rocha valorizou a Alto Alegre dos Parecis com esse trabalho. Com mais iluminação há mais prevenção de criminalidade, melhor tráfego, e ainda, embelezou nossas áreas urbanas, o que favorecerá o nosso comércio, turismo e desenvolvimento”, destacou.

O sentimento de bem-estar pela conclusão da obra é compartilhado entre os moradores. É o caso do empresário Gláucio Vieira. “Alto Alegre está de parabéns. Com as avenidas mais iluminadas podemos circular com mais tranquilidade. Até o nosso comércio tem mais segurança”, enfatizou Gláucio.

INVESTIMENTOS

Foram destinados pelo Governo de Rondônia para o município quase R$ 2 milhões, referentes à primeira etapa para a instalação de postes e troca de lâmpadas mais eficientes. Para a Avenida Tancredo Neves o valor orçado foi de R$ 929.696,63 (novecentos e vinte e nove mil, seiscentos e noventa e seis reais e sessenta e três centavos), com a contrapartida da prefeitura no montante de R$ 19.457,51 (dezenove mil, quatrocentos e cinquenta e sete reais e cinquenta e um centavos).

Já para a Avenida Getúlio Vagas foi destinado o valor de R$ 930.399,19 (novecentos e trinta mil, trezentos e noventa e nove reais e dezenove centavos) e a contrapartida da prefeitura de R$ 48.968,38 (quarenta e oito mil, novecentos e sessenta e oito reais e trinta e oito centavos). Os trabalhos de iluminação foram concluídos em dois momentos. O primeiro, no mês de agosto, na Avenida Tancredo de Almeida Neves e posteriormente, em novembro, foram concluídas as ações na Avenida Getúlio Vargas.

Texto: Terezinha Félix
Fotos: Josiane Garcia