CAPACITAÇAO

Governo inicia curso sobre saúde bucal para portadores deficiência

27 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Profissionais têm informações sobre  Viver Sem Limite

Profissionais têm informações sobre Viver Sem Limite

O governo de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) iniciou nesta terça-feira, 27, em Porto Velho, a etapa presencial do Curso de Capacitação de Profissionais de Odontologia, vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), para a atenção e cuidados da saúde bucal de pessoas com deficiência. O curso encerra na sexta-feira, 30.

De acordo com a gerente de Programas Estratégicos de Saúde (GPES), Delcy Mazzarelo Cavalcante, a meta é dotar os profissionais de técnicas e de como proceder no atendimento de pessoas portadoras de deficiência. O curso faz parte do programa de humanização do atendimento aos usuários do SUS implantado pelo governador Confúcio Moura.

Na pauta, a apresentação do Plano Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência (Rede Viver Sem Limite). O programa tem como base o compromisso político com a plena cidadania das pessoas com deficiência no Brasil. Oportunidades, direitos, cidadania para todas as pessoas são objetivos aos quais o Plano está dedicado.

Plano Municipal também está em pauta

Delcy Mazzarelo explica que dados divulgados pelo IBGE, do Censo 2010, apontam que o país possui 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência, o que representa 23,91% da população. Ao lançar esse conjunto de iniciativas, o governo federa busca uma sociedade mais justa e plural para todos os 190 milhões de brasileiros, afinal de contas quando as pessoas com deficiência estão incluídas, toda a sociedade ganha, afirma.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), o Viver sem Limite foi construído com inspiração na força e no exemplo das próprias pessoas com deficiência, que historicamente estiveram condenadas à segregação. Trata-se de um conjunto de políticas públicas estruturadas em quatro eixos: Acesso à Educação; Inclusão social; Atenção à Saúde e Acessibilidade.

Curso acontece no Hotel Rondon

Plano Municipal

O Plano Municipal no Atendimento Odontológico de Pessoas com Deficiências também foi apresentado aos participantes. De acordo com Mazzarelo, além de articular as ações da saúde da pessoa com deficiência e da saúde bucal, o evento discutirá a integralidade do atendimento prestado pelo SUS, através da sensibilização dos profissionais de saúde e gestores.

Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo