Governo de Rondônia
27/04/2024

SAÚDE DA CRIANÇA

Governo entrega Cadernetas da Criança às regionais de Saúde em Rondônia

12 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A Caderneta é gratuita e todas as crianças de até nove anos devem receber

O Governo de Rondônia iniciou a entrega das Cadernetas da Criança-Passaporte da Cidadania, aos 52 municípios do Estado, na última semana, por meio das seis regionais de Saúde. Todas as crianças até nove anos de idade receberão o documento, que é essencial para o devido  acompanhamento do desenvolvimento saudável.

De iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a Caderneta de Saúde é um instrumento importante para a saúde, pois permite que os profissionais monitorem o crescimento e desenvolvimento da criança, e identifiquem, precocemente, qualquer problema. O documento também fornece informações sobre vacinas, alimentação saudável, higiene, educação e assistência social, do nascimento até os nove anos de idade.

Rondônia está comprometida com a saúde da criança e garante a entrega das cadernetas de saúde, em todos os municípios do Estado. A iniciativa visa fortalecer a atenção primária à saúde e garantir que todas as crianças tenham acesso ao acompanhamento do crescimento e desenvolvimento com qualidade. 

EXECUÇÃO

Confeccionadas pelo Ministério da Saúde (MS), as cadernetas foram enviadas aos Estados e, posteriormente, distribuídas à Atenção Primária à Saúde (APS), representada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), maternidades e rede credenciada dos municípios. O documento gratuito e de fácil acesso pode ser solicitado em qualquer posto de saúde, mas tem prioridade, os nascidos vivos em 2023, e as crianças de 0 a 3 anos; acompanhadas pelo Programa Criança Feliz.

O secretário de saúde, Jefferson Rocha explicou que, o documento é fundamental para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. “Todas as crianças têm o direito de receber serviços de saúde com qualidade, que apoiem seu desenvolvimento, e a Caderneta é um instrumento que facilita o trabalho da nossa equipe”, destacou. 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Daiane Brito
Fotos: Johnatan Kalawine
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Alta Floresta do Oste, Alto Alegre dos Parecis, Alto Paraíso, Alvorada do Oeste, Ariquemes, Assistência Social, Buritis, Cabixi, Cacaulândia, Cacoal, Campo Novo de Rondônia, Candeias do Jamari, Castanheira, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara, Costa Marques, Cujubim, Direitos, Educação, Espigão do Oeste, Governador Jorge Teixeira, Governo, Governo Fez e Faz, Guajará-Mirim, Inclusão Social, Jaru, Ji-Paraná, Lazer, Legislação, Machadinho do Oeste, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Monte Negro, Nova Brasilândia do Oeste, Nova Mamoré, Nova União, Novo Horizonte, Ouro Preto do Oeste, Parecis, Pimenta Bueno, Pimenteiras do Oeste, Porto Velho, Porto Velho, Presidente Médici, Primavera de Rondônia, Região Café, Região Central, Região Cone Sul, Região Madeira Mamoré, Região Vale do Guaporé, Região Vale do Jamari, Região Zona da Mata, Rio Crespo, Rolim de Moura, Rondônia, Santa Luzia do Oeste, São Felipe do Oeste, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Saúde, Seringueiras, Serviço, Sociedade, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari, Vale do Paraíso, Vilhena


Compartilhe


Pular para o conteúdo