INVESTIMENTO

Governo de Rondônia anuncia projeto Compartilhando Saúde para ampliação da assistência hospitalar

10 de março de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Município que possuir potencial para a disponibilização/oferta de leitos de retaguarda terá um suporte financeiro do Estado

Durante as ações do Governo Itinerante, que estão acontecendo na Zona da Mata, foi apresentado o projeto Compartilhando Saúde, que prevê recurso financeiro aos municípios para contratação de leitos cirúrgicos/clínicos, rede urgência e emergência, cirurgias eletivas gerais e ortopédicas e atendimento materno infantil. O Compartilhando Saúde é o primeiro de uma série de ações que serão realizadas pelo Governo de Rondônia, para melhorar a saúde pública do Estado. O projeto foi lançado no final do ano passado, por meio da Portaria n° 4678, de 1° de novembro de 2022.

Conforme anunciado pelo governador do Estado, Marcos Rocha, o projeto vai disponibilizar o valor de R$ 41 milhões, do tesouro estadual e para adesão, os municípios devem apresentar proposta até 30 de março. “O Compartilhando Saúde vem para ampliar o atendimento e sanar a grande fila de espera por procedimentos nas unidades hospitalares e, consequentemente, reforçar a atenção à população”, destaca o governador durante coletiva de imprensa realizada em Rolim de Moura, quando fez um balanço das ações do Governo Itinerante.

Projeto foi reforçado durante coletiva de imprensa de balanço do Governo Itinerante

O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, explica de que forma os incentivos estão sendo feitos. “Estamos incentivando os municípios a aderirem o projeto, esta é uma forma de somar forças, para reduzir a desigualdade regional nos atendimentos especializados e procedimentos cirúrgicos eletivos, em regiões mais distantes”, enfatizou.

LEITOS RETAGUARDA CLÍNICO E CIRÚRGICO

O município que possuir potencial para a disponibilização/oferta de leitos de retaguarda terá um suporte financeiro do Estado, por meio de um valor diário, para contratar leito clínico e cirúrgico.

Após o incentivo e contratação de leitos, o município deverá garantir atendimento integral, incluindo a oferta de anticoagulante, antibióticos, além da realização de exames pré-operatórios, entre outros.

PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS

Visando a ampliação da oferta dos serviços voltados à atenção de média e alta complexidade, especificamente em atendimento às demandas reprimidas de cirurgias, o Estado destinará aos municípios, recursos voltados para a execução de procedimento cirúrgico, seja eletivo ou caráter de urgência, reduzindo dessa forma, o número de usuários que aguardam na fila.

Projeto prevê incentivo e contratação de leitos de UTI

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Na especialidade de Urgência e Emergência, o Estado distribuirá o medicamento de Trombolítico (medicamento que atua na dissolução de um trombo ou coágulo sanguíneo) para todas as Regiões de Saúde, e a contratação de um serviço de telemedicina para atender todos os municípios que tenham capacidade instalada à resolutividade da urgência em cardiologia (eletro, exames de análises clínicas e troponina) e neurologia.

REDE MATERNO INFANTIL

O custeio e fortalecimento da rede materno-infantil será através de repasse de recurso financeiro que busca apoiar a manutenção e ou abertura de leitos, quer sejam de Unidade de Terapia Intensiva – UTI, leitos intermediários, canguru, quer sejam os leitos de Gestação de Alto Risco. Os municípios que possuem dificuldades na compra de materiais e medicamentos, em especial, ao tratamento de cuidados no neonatal, também serão contemplados com fornecimentos de medicamentos, sendo de obrigatoriedade da unidade comprovar o uso do mesmo.

O governador destacou as ações que vêm sendo realizadas pelo Governo do Estado para o desenvolvimento de todos os municípios. Marcos Rocha reforça o projeto Compartilhando Saúde, cujo objetivo é promover a descentralização dos serviços e das ações de saúde para a rede municipal, por intermédio do fortalecimento dos municípios por meio de transferência de recursos. “O Governo de Rondônia está atuando para a solução de problemas na saúde e redução das filas de cirurgias e entrega de medicamentos, que poderão ser adquiridos, ou seja, é esta a diferença, Estado e Municípios estão unidos para que consigamos fazer o melhor para a população”, pontou.”O Compartilhando Saúde é mais um projeto criado pelo Governo de Rondônia, que vem para inovar em uma área tão importante para a população, que é a saúde. Serão R$41 milhões do Governo de Rondônia que chegarão aos municípios por meio das prefeituras, e isso irá ajudar a diminuir filas para cirurgias, adquirir medicamentos, enfim atender melhor a nossa população. E essa é a nossa diferença, em Rondônia, Estado e municípios estão unidos para o desenvolvimento “, afirmou.

Texto: Daiane Brito e Ludmary Nascimento e Paulo Ricardo
Fotos: Breno Villar e Frank Nery