Governo de Rondônia
Friday, 24 de September de 2021

PARCERIA

Governo de Rondônia realiza mutirão de cirurgias nesta sexta-feira em São Francisco do Guaporé

28 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Hospital Regional de São Francisco atendo todo o Vale do Guaporé

Hospital Regional de São Francisco atende a todo o Vale do Guaporé

Uma equipe de médicos do Hospital Regional de Cacoal se deslocou até São Francisco do Guaporé para realizar nesta sexta-feira (28) um mutirão de cirurgias no Hospital Regional daquele município. Só para o primeiro dia estão previstas 15 cirurgias.

Em um ano, este é o quinto mutirão realizado no município. A equipe do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé, que tem como diretor-geral, o médico Antônio Jorge Tenório da Silva, agradeceu o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau).

“Essa parceria entre os hospitais de Cacoal e São Francisco permite que os usuários Sistema Único de Saúde da região do Vale do Guaporé possam ter suas necessidades atendidas através desses procedimentos cirúrgicos, aguardados por eles há muito tempo”, disse Antônio Jorge.

De acordo com Júlio Cesar, um dos médicos que integram a equipe dos mutirões de cirurgias gerais, os procedimentos mais realizados em São Francisco são cirurgias de hérnia e vesícula.

Apesar de contar com um Hospital Regional, o município de São Francisco do Guaporé não dispõe de médicos especialistas em cirurgia-geral, mesmo com a abertura de vagas nos concursos realizados pela Sesau. O fato é atribuído à distância do município.

“O governador Confúcio Moura tem se dedicado muito à área da saúde. Com a falta de profissionais para atender a todos os municípios rondonienses, ao mesmo tempo em que ele pediu solução a longo prazo para este problema, que é a formação de especialistas, através dos cursos de residência médica no Hospital Regional de Cacoal, o governador determinou soluções imediatas no sentido de deslocar médicos especialistas de Cacoal para atender aos pacientes em outros municípios, através dos mutirões”, explicou o diretor do Complexo Hospitalar de Cacoal, Marco Aurélio Vasques.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Sociedade


Compartilhe