Governo de Rondônia
Tuesday, 19 de October de 2021

JUVENTUDE

Governo de Rondônia realiza 3º Encontro de Gestores Municipais de Políticas Públicas para Juventude em Ji-Paraná

28 de agosto de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Encontro reuniu representantes de 40 municípios de Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel)  realizou 3º Encontro de Gestores Municipais de Politicas Públicas para a Juventude. O evento ocorreu na Coordenadoria Regional de Educação (CRE), em Ji-Paraná reuniu representantes de 40 dos 52 municípios, com a finalidade de firmar um acordo de cooperação técnica entre o Estado e os municípios, para a criação de ações voltadas a jovens com idade de 15 a 29 anos.

Na ocasião, foi apresentado um balanço das ações criadas pelo Poder Executivo, com destaque ao “Emprega Mais, Empreenda Juventude”, que auxilia jovens a serem inseridos no mercado de trabalho e para o empreendedorismo, com desafio de investir em cursos de qualificação profissional em parceria com Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep).

Ações do Governo de Rondônia voltadas à juventude foram destacadas no encontro

Em Rondônia mais de três mil jovens foram atendidos entre março e agosto desse ano. “Com a orientação do governador Marcos Rocha, estamos fazendo essa aproximação com os municípios, buscando cada vez mais estreitar nossas relações e com isso ampliar as políticas públicas em cada cidade, com ênfase na qualidade de vida e qualificação profissional para nossa juventude”, disse o superintendente da Sejucel, Jobson Bandeira.

O encontro contou com a participação do gestor da Secretaria de Estado da Juventude do Amapá, Pedro Filé, que destacou as ações do programa voltado para a juventude daquele estado, onde mais de 13 mil jovens são atendidos.

“Essa troca de experiência entre os governos de Rondônia e do Amapá, é extremamente importante nas pautas da juventude. É uma honra estarmos aqui e falarmos como o modelo de gestão pública do Programa Amapá Jovem, para jovens vem transformando à vida de jovens em vulnerabilidade social de 15 a 29 anos. Nosso estado está focado na Educação, aprendizado e qualificação para inserção no mercado de trabalho. As pautas da juventude são transversais e cada estado tem suas peculiaridades”, afirmou o secretário do Amapá.

Secretário do Amapá, comentou sobre a troca de experiências entre os dois governos

Para o coordenador do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Mirante da Serra, Alexson Bruno, o encontro foi muito rico para a troca de experiências e vivências entre os participantes e convidados. Segundo ele, foi possível esclarecer dúvidas e ao mesmo tempo buscar iniciativas que podem ser implantadas na cidade. “Quando recebi o convite tinha plena convicção do aprendizado e das oportunidades que seriam geradas nesse encontro. Nossa cidade é pequena e com poucos projetos para juventude. Hoje temos uma escolinha de futebol e um desejo muito grande de implantar novos projetos na área de lazer, esporte, qualificação e inserção profissional; percebi aqui nesse evento, que tudo isso é possível, por meio de parcerias com o Governo do Estado”, reconheceu.

Já a titular da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Assistência, Desenvolvimento de Ji-Paraná, Maria da Penha Nardi, disse o que município está priorizando políticas públicas para a juventude, sendo ainda um dos poucos em Rondônia contemplados com programas do Governo Federal. “É uma prazer participar desse evento, e reafirmar o nosso compromisso com a Juventude. Nossa secretaria está basicamente focada na juventude por meios dos nossos programas. Estamos com o projeto do Menor Aprendiz, Jovem em conflito com a Lei, Jovem 4.0 do Governo Federal, que é um projeto piloto em nossa cidade, com poucos municípios contemplados em Rondônia. Vamos ter ainda o Sine Municipal, Proampe e Capacitação em arte visual e operação de drone em nossa cidade; todo um trabalho voltado a nossa juventude”.

A Sejucel apresentou uma série de projetos para a juventude durante o encontro, entre eles: “Semana da Juventude Rondoniense”, que vai tratar da Lei Estadual nº 2.918, de 4 de dezembro de 2012, que diz que a primeira semana de setembro é destinada à Semana da Juventude do Estado, com apresentação de políticas públicas e debates sobre a lei; Fórum Estadual da Juventude previsto para o mês de outubro, com objetivo de envolver a sociedade e o poder público, para debater e implementar novas ações para os jovens de Rondônia; Programa ID Jovem para gestores municipais; Divulgação do Programa Nacional Identidade Jovem; Jovens pela Vida e Emprega mais, Empreenda Juventude.

“Temos ainda o “Juventude Solidária” em todos os municípios, onde os jovens se doam em plena pandemia como voluntários para auxiliar as ações. Um trabalho decisivo que faz a diferença. O que queremos aqui, é um alinhamento de ações para avançarmos ainda mais em Rondônia”, comentou Jobson Bandeira.

“Estou feliz com todo esse conhecimento absorvido nesse evento. Pude ver que o bom desempenho abre portas. Inclusive, é um privilégio receber um evento tão importante como esse em nossa cidade”, afirmou representante das Secretarias de Esporte, Cultura e Ação Social, Patrick Magalhães.

Estiveram presentes no 3º Encontro de Gestores Municipais, a presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), Adir Josefa e o gestor da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Marcos Rito.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wilson Neves
Fotos: Wilson Neves e Patrick Magalhães
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Cerimônia, Cultura, Distritos, Economia, Educação, Esporte, Evento, Fiscalização, Governo, Inclusão Social, Justiça, Lazer, Legislação, Rondônia, Saúde, Servidores, Sociedade


Compartilhe