30/06/2024

Governo de Rondônia inicia oficinas para construir o Plano Estadual de Saúde

15 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Williames Pimentel, secretário de Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) começa a debater, a partir da próxima terça-feira (19), a implantação do Plano Estadual de Saúde (PES) com ações voltadas ao setor para os próximos quatro anos.

Para iniciar os debates sobre o planejamento estratégico, a Sesau realiza a 1ª Oficina de Construção do Plano Estadual de Saúde (PES) para o quadriênio 2016-2019. O encontro será realizado no Rondon Palace Hotel, e segue até a próxima quinta-feira (21). A abertura está prevista para 9h.

De acordo com a Assessoria Técnica da Sesau, o evento terá a participação do presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e secretário de Saúde do Estado do Amazonas, Wilson Duarte Alecrim.

Segundo a organização da oficina, a Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas será representada por Márcio dos Santos Alves.

O secretário da Saúde, Williames Pimentel, e representantes das Unidades de Saúde e Gerências da Sesau em todo Estado também participam dos debates. No total, serão 100 participantes entre servidores da Saúde de todos os setores, e membros dos conselhos e unidades descentralizadas.

A proposta da Oficina é analisar e discutir a Saúde no Estado, definindo e fortalecendo as diretrizes da área para os próximos quatro anos, explica o secretário Williames Pimentel.

Segundo ele, durante três dias de evento serão abordados temas como as redes de atenção à Saúde, regionalização e atenção básica. Estão também na pauta as funções da Sesau e suas atribuições para alcançar os compromissos definidos no Plano de Governo.

Os trabalhos serão desenvolvidos em grupos e temas, identificando os problemas, causas e soluções, com a elaboração de objetivos e metas que servirão de base para a elaboração do Plano Plurianual (PPA).

Cumprindo a função institucional, a Sesau espera planejar ações para o fortalecimento da assistência hospitalar e ambulatorial especializado, como os hospitais regionais; centros de especialidades médicas regionalizados e o funcionamento do Cento de Diagnóstico por Imagem.

Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo