Governo de Rondônia
29/03/2024

PROCEDIMENTOS

Governo de Rondônia inicia cirurgias de catarata e pterígio por meio do projeto “Enxergar”, em Cacoal

13 de setembro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Desde o 2º semestre de 2019, quando começou o projeto, já foram realizadas mais de cinco mil cirurgias em Rondônia

Com o intuito de zerar a fila de espera por cirurgias de catarata e pterígios (carne crescida nos olhos) em todo o Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), iniciou nesta segunda-feira (13) no município de Cacoal o projeto “Enxergar”. A previsão é realizar 1.245 procedimentos entre cirurgias de cataratas e pterígios, que serão sem custo à população. 

A ação acontece em Cacoal, mas contempla Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Parecis, Primavera, Vilhena, Cerejeiras, Cabixi, Corumbiara, Colorado do Oeste, Pimenteiras do Oeste, Alta Floresta d’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Novo Horizonte do Oeste, Santa Luzia d’Oeste e Rolim de Moura

O secretário da Saúde, Fernando Máximo, salienta a importância do projeto para a população que aguarda na fila. “Desde o segundo semestre de 2019, quando começou o projeto, já foram realizadas mais de cinco mil cirurgias em todo Estado. A nossa meta é tratar todos que sofrem com catarata e pterígios, para assim voltarem a enxergar”.  

Quem necessita de consulta oftalmológica, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima, solicitar a avaliação com o médico e aguardar o setor de regulação entrar em contato para buscar a guia autorizada e encaminhá-lo para Cacoal.

Nesta segunda etapa da 5ª edição do projeto “Enxergar” foi disponibilizada pela deputada federal Jaqueline Cassol, emenda parlamentar no valor de R$ 1,6 milhão.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Ludmary Nascimento
Fotos: Jeferson Motta e Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo