Governo de Rondônia
28/03/2024

RESGATE HISTÓRICO

Governo de Rondônia entrega obra de restauração do Museu Casa de Rondon e projeta avanço no turismo em Vilhena

13 de outubro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Execução dos trabalhos buscou preservar estrutura e materiais originais usados na construção da Casa de Rondon

O Governo de Rondônia entregou nesta quarta-feira (13), em Vilhena, as obras de restauração e ampliação do Museu Casa de Rondon. Construída em 1904, trata-se de um patrimônio histórico e cultural brasileiro, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan). Todo o projeto de revitalização do espaço é resultado de uma parceria entre Estado, Município e União, com um investimento total no valor de R$ 565.711,05 (quinhentos e sessenta e cinco mil, setecentos e onze reais e cinco centavos).

Toda a execução dos trabalhos seguiu à risca os critérios do Iphan, preservando a estrutura e os materiais originais usados à época de sua construção, como telhas e madeiras.

Governador entregou as chaves da obra de revitalização do museu ao prefeito de Vilhena

Presente à cerimônia, o governador de Rondônia Marcos Rocha, se mostrou emocionado com o resultado e exaltou a importância da parceria entre os poderes públicos em prol da sociedade rondoniense. “Hoje eu tive o prazer de fazer a entrega das chaves das obras de revitalização e ampliação do memorial Casa de Rondon. Um local extremamente importante, onde famílias inteiras se encontravam, no passado, e que infelizmente estava abandonado. Restauramos todo o ambiente, com apoio do Governo Federal, e hoje fizemos a entrega ao prefeito e à comunidade de Vilhena. Um local que vai servir como cartão postal da cidade de Vilhena”, ressaltou.

Além da revitalização do imóvel original, de 163,17 metros quadrados, foi construída no local uma sede administrativa com banheiros femininos e masculinos, em uma área total de 72 metros quadrados. O projeto também resultou no calçamento e paisagismo de uma área de aproximadamente 1.530 metros quadrados. Toda a obra foi executada por empresa terceirizada, sob a supervisão e fiscalização de técnicos da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp) e do Iphan, respeitando todos os critérios e orientações voltados à acessibilidade do espaço.

Andréia Ferraz destaca importância do resgate do museu

Para a autônoma Andréia Ferraz, moradora de Vilhena há 41 anos, a restauração do Museu Casa de Rondon representa um resgate na história e respeito aos pioneiros do município. “Vendo hoje esse espaço todo reformado, lembro dos bons momentos em que passeávamos por aqui. Agora, após muito tempo, teremos de volta nosso Museu Casa de Rondon e isso trará novamente as famílias para visitação. Para Vilhena é gratificante essa atenção do Governo de Rondônia”.

Expandir o potencial turístico do Estado é um dos eixos do Planejamento Estratégico do Poder Executivo. Os investimentos são destacados pelo gestor da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Gilvan Pereira, ao tecer comentário sobre a obra entregue. Para ele a recuperação do Museu Casa de Rondon tem um grande significado para cada cidadão vilhenense. É um dia histórico para  o município. “O Governo do Estado está investindo no turismo e fazendo com que possa acontecer de fato e de verdade. O fortalecimento desse setor tem tido um olhar sério e com responsabilidade do governador Marcos Rocha”, enfatiza o superintendente.

Gilvan Pereira fez ainda um breve comentário sobre as dificuldades enfrentadas pelo turismo em razão da pandemia. Ao mesmo tempo, o superintendente da Setur enalteceu o comprometimento do Governo do Estado que tem trabalhado firme para que Rondônia avance no setor e incentivou os rondonienses a conhecerem mais o Estado onde vivem.

A parceria com o Governo de Rondônia foi também enfatizada pelo prefeito de Vilhena, Eduardo Toshiya Tsuru, o Eduardo Japonês, deixando claro que a obra entregue pelo Poder Executivo representa um respeito à história do município. “Esta obra entregue é um orgulho para Vilhena. A parceria entre Governo de Rondônia e prefeitura tem dado certo e demonstrado o compromisso com a população”, argumentou o prefeito.

Militar aposentado Aymoré falou da emoção de ver restaurada a Casa de Rondon

Eduardo Japonês ressaltou ainda que a história tem que continuar e o resgate do Museu é um respeito a Marechal Rondon e a toda população de Rondônia. Ao finalizar, chefe do executivo municipal chamou os vilhenenses e turistas para que olhem com orgulho a um dos principais pontos turísticos de Vilhena.

O aposentado Joel Pereira chegou a Rondônia em 1984 e há dez anos mora em Vilhena. Para ele, a revitalização do Museu Casa de Rondon é uma grande conquista para o município. “Antes estava abandonada, tudo acabado, não chamava a atenção de ninguém. Agora ficou tudo muito bonito, um espaço especial para as pessoas virem passear”.

Quem também esteve presente na manhã desta quarta-feira (13), foi o sargento aposentado da Aeronáutica Aymoré Horta Pereira, de 85 anos. Ele foi enviado para Vilhena em 1962 e acompanhou uma época da história vilhenense, onde famílias e grupos de amigos se reuniam no espaço da Casa de Rondon.

“É preciso manter a nossa história viva. Aqui morou Rondon e isso é de grande importância, precisa ser lembrado. É um patrimônio do nosso Estado e da história do Brasil. Há anos, esse era um espaço de encontro, de união, de lazer para todos e minha expectativa é que volte a ser assim”, conta o sargento Aymoré, que também faz parte da história de Vilhena, sendo um dos primeiros moradores da localidade. Sua esposa, Noemi, foi a primeira professora do vilarejo que hoje se tornou um dos principais municípios do Estado de Rondônia.

MARECHAL RONDON

O marechal Cândido Mariano da Silva Rondon nasceu em 1865 em Santo Antônio de Leverger (MT) e faleceu em 1958, no Rio de Janeiro. Foi um engenheiro militar e sertanista brasileiro, considerado o Patrono das Comunicações, responsável por ligar diversas regiões até então isoladas do Brasil aos grandes centros urbanos do país.

Confira galeria de imagens


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giliane Perin e Paulo Ricardo Leal
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Servidores, Sociedade, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo