Governo de Rondônia
27/04/2024

VEÍCULOS

Governo de Rondônia entrega camionetes para ações do Serviço de Assistência Multidisciplinar Domiciliar

06 de novembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Veículos foram entregues para atendimentos às ações do Serviço de Assistência Multidisciplinar Domiciliar

Com o objetivo de oferecer suporte no deslocamento de equipes do Serviço de Assistência Multidisciplinar Domiciliar (Samd) para o atendimento nas residências de pacientes, o Governo de Rondônia realizou a entrega de cinco camionetes para a unidade que desenvolve  um serviço de estratégia para monitorar o usuário do Sistema Único de Saúde  (SUS), de forma constante e integral.

O titular da  Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, destaca a importância do investimento. “O Samd disponibiliza um atendimento humanizado e com suporte em saúde diferenciado; os veículos irão ajudar os profissionais a chegar em ajudar regiões de difícil acesso’, afirma o gestor.

A unidade é um serviço de estratégia para monitorar o usuário do Sistema Único de Saúde  (SUS), de forma constante e integral, com equipes multidisciplinares que se deslocam até a residência de cada paciente para realizar o atendimento necessário. A entrega ocorreu na última quarta-feira,  dia 1º de novembro, durante solenidade realizada no Palácio Rio Madeira. 

O coordenador do Samd, Antônio Marcos, enfatiza como a entrega vai ajudar ainda mais no deslocamento aos locais de atendimento. “É muito gratificante para a equipe receber esse compromisso de gestão com o nosso serviço. Será de grande utilidade, pois quando estamos em períodos chuvosos sofremos com atolamentos. Agora, com os veículos de grande porte, realizaremos os atendimentos sem dificuldades na estrada”, afirma.

SERVIÇO

O Samd foi criado em 4 de novembro de 2012, pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de desafogar os leitos dos hospitais e Unidades de Pronto Atendimentos UPAs. O serviço atende pacientes com doenças crônicas, com uso de oxigenoterapia contínua, alguns dispositivos invasivos, necessidade de curativos de grande porte, reabilitação de deglutição para alimentos sólidos, transfusão sanguínea, nutrição parenteral e cuidados paliativos, reabilitação motora pós-traumas e acidente vascular cerebral, entre outros.

Atualmente, a unidade atende 246 pacientes, com equipes compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais, motoristas, técnicos em laboratórios farmacêuticos e psicólogos.

Para o governador do Estado de Rondônia, Marcos Rocha, “o Samd é indispensável para a saúde, além de atender e oferecer suporte aos pacientes que não podem se deslocar todos os dias até uma unidade de saúde ou que não possuam condições financeiras para a contratação de médicos particulares . O atendimento e a atenção ao usuário são feitos de forma humanizada, e isso é um diferencial importante”, disse.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Thalles Gomes
Fotos: Johnatan Kalawine
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo