Governo de Rondônia
27/04/2024

AGENDA EXTRA

Governo de Rondônia disponibiliza exame morfológico no Centro de Diagnóstico por Imagem

08 de fevereiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Para realizar o exame, a gestante deve primeiramente se direcionar à uma Unidade Básica de Saúde 

Com o objetivo de atender e dar acessibilidade para gestantes realizarem exames morfológicos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou abertura de uma agenda extra, no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) em Porto Velho, e os atendimentos estão sendo feitos todo sábado e domingo. 

A diretora do CDI, Carla Alves enfatizou que, o serviço vem acontecendo há três meses. “Até o momento atendemos cerca de 280 gestantes. Esse atendimento extra é uma medida da gestão de Rondônia para suprir a demanda das grávidas, que aguardam para fazer o procedimento”, ressaltou. 

Para realizar o exame, a gestante deve primeiramente, se direcionar à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, e ser regulada para o mesmo. Após isso, a Central de Regulação do Estado entrará em contato via WhatsApp ou ligação, para agendar o dia e horário da consulta. É importante que os dados da paciente estejam atualizados, podendo ser alterados em qualquer posto de saúde. 

Com nove meses de gravidez, Juliana Laís comentou a respeito da experiência de ter ido realizar o exame. “Nessa reta final do período gestacional é importante acompanhar de perto para ver se está tudo bem, meu esposo e eu estamos com muitas expectativas, e estou muito feliz por ter tido essa oportunidade”, enfatizou. 

COMPROMISSO  

O secretário da Sesau, Jefferson Rocha destacou o trabalho da Unidade na realização do exame. “O CDI conta com profissionais qualificados e serviço humanizado para atender às necessidades específicas das gestantes, contribuindo não apenas para a saúde individual, mas também para o desenvolvimento saudável das futuras gerações”, pontuou. 

EXAME MORFOLÓGICO 

O procedimento permite identificar possíveis malformações e também descobrir o sexo do bebê. Além disso, o exame morfológico analisa o tamanho, verifica os batimentos cardíacos e confirma a idade gestacional.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Frank Nery
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Governo Fez e Faz, Porto Velho, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo