Governo de Rondônia
19/06/2024

FESTA JUNINA

Governo de RO lança 40ª edição do Arraial Flor do Maracujá

01 de junho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Grupos folclóricos se apresentam no lançamento do 40º Arraial Flor do Maracujá

O lançamento oficial da 40ª edição do Arraial Flor do Maracujá ocorreu na sexta-feira (31), e contou com a participação dos representantes dos 32 grupos folclóricos de quadrilhas juninas e bois-bumbás. O arraial Flor do Maracujá é organizado pelo governo de Rondônia, e está programado para acontecer de 21 a 30 de junho, no Parque dos Tanques, em Porto Velho.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou a importância cultural do evento, ressaltando o reconhecimento como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do estado.

“O Arraial Flor do Maracujá promove a nossa cultura e tradições. São 40 edições em que o estado busca estimular o comércio, e assim, gerar oportunidades de emprego para os moradores da região. O sucesso desse evento é resultado do engajamento dos grupos em realizarem apresentações grandiosas”, ressaltou.

Durante o lançamento, os grupos folclóricos realizaram uma apresentação, com a presença dos presidentes de cada agremiação. A Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), órgão do governo, que está à frente da organização do evento, também realizou homenagens à professora Maria de Nazaré, uma das pioneiras do arraial.

Grupos vencedores da edição de 2023 apresentaram-se no lançamento

APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS

A solenidade de lançamento destacou a história e importância cultural do Arraial Flor do Maracujá, desde sua origem na década de 50 até os dias atuais. Na ocasião, a Quadrilha Junina Rádio Farol, campeã da 39ª edição, realizada em 2023, fez uma apresentação com o grupo de cangaceiros. 

O grupo de Boi-Bumbá Marronzinho, vencedor da categoria de bois em 2023, também se apresentou no lançamento. Cunhaporanga, Sinhazinha, Levantador de toadas, Rainha do Folclore e boi levaram emoção e entusiasmo, gerando expectativa para a população que estava na solenidade.

Para o secretário da Sejucel, Junior Lopes, a trajetória histórica do Arraial demonstra a relevância da 40ª edição do Arraial como instrumento para promoção e preservação dessa manifestação cultural para Rondônia.  “É fundamental que o estado possibilite a visibilidade aos talentos que temos no estado. O Flor do Maracujá, na sua 40ª edição é mais um espaço aos artistas locais para fortalecer a cultura com uma identidade artística”, evidenciou.

Com o lançamento oficial, o Arraial Flor do Maracujá inicia mais uma edição, prometendo celebrar as tradições locais e encantar o público com sua rica programação cultural. Para essa edição, é esperado ultrapassar mais de 150 mil visitantes que estiveram nas 10 noites, em 2023.

SERVIÇO

40° Arraial Flor do Maracujá
Local: Parque dos Tanques, na Avenida Lauro Sodré, n° 3.102, Bairro Nacional
Período: 21 a 30 de junho
Horário: A partir das 19h (parque aberto para visitantes)
Entrada: Franca


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marina Espíndola e Yuri Vargas
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
40ª Arraial Flor do Maracujá, Cerimônia, Cidadania, Cultura, Evento, Governo, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo