Governo de Rondônia
17/07/2024

FESTA FOLCLÓRICA

Com direito à dobradinha, Rádio Farol encanta com “Walt Disney” e “A Vida é Doce” no título de campeã do Flor do Maracujá

03 de julho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Quadrilha adulta da Rádio Farol levou para a arena uma homenagem a Walt Disney em ritmo de festa junina

A História que Ninguém Contou – As Eras Disney”. O tema que retratou a trajetória de Walt Disney garantiu à agremiação folclórica Rádio Farol, o título de campeã do Arraial Flor do Maracujá. O grupo folclórico levou para a arena, a magia e fantasia do festival junino, retratando a história da Disney, abordando a Era de Ouro; Período da Guerra – 1943/1949; Era de Prata – 1950/1967; A Era Sombria e a Queda da Disney – 1969/1986; Renascimento da Disney 1989-1999; e a Era Diamante do Live-Action.

Realizada pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, a 39ª edição do  Arraial Flor do Maracujá atraiu mais de 100 mil pessoas que passaram pelo Parque dos Tanques, durante os 10 dias de festa junina. Além das mais de 150 mil visualizações no canal do Governo do Estado, por internautas do Brasil e do Mundo, que puderam prestigiar a tradicional festa junina, através de matérias jornalísticas publicadas nos sites e redes sociais, bem como transmissão ao vivo de toda a programação.

O Governo do Estado tem reforçado ações voltadas para a tradição cultural e já tornou o Arraial Flor do Maracujá em Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.

Personagens deram o brilho durante as apresentações

“Não há dúvidas de que foi um momento de alegria tão esperado pelas agremiações folclóricas e população. O Governo de Rondônia tem atuado firme com ações que possam impulsionar a cultura do nosso Estado. O que vimos aqui foi uma grande festa folclórica e a dedicação de todos os envolvidos que refletiu no sucesso. Parabéns a todos, da organização, brincantes e visitantes que deram o brilho desta 39ª edição do Arraial Flor do Maracujá”, disse o governador Marcos Rocha.

Momentos antes de ser anunciado o resultado final, o secretário de Estado da Juventude Cultura Esporte e Lazer, Júnior Lopes, destacou a participação dos grupos folclóricos que trouxeram a alegria do Arraial Flor do Maracujá. “Estamos com o sentimento de dever cumprido. A retomada do Flor do Maracujá foi prioridade do Governo do Estado e a missão foi abençoada e, juntamente à equipe da Sejucel e de outras secretarias; o apoio de secretários; deputados; e cooperação de todos, graças a Deus realizamos uma grande festa. O objetivo é melhorar cada vez mais. Já estamos com a cabeça pensando em 2024, que tem que ser melhor ainda”, ressaltou.

Rádio Farol contou as Eras Disneys no arraial deste ano

WALT DISNEY

Fundada em 1997, a Agremiação Folclórica Rádio Farol se apresenta no maior arraial do Estado nas categorias adulta e mirim. A trajetória da Agremiação Rádio Farol nesses 26 anos de história teve muitos avanços sociais e culturais. No Arraial Flor do Maracujá, a Agremiação passa a ter 13 títulos na categoria adulta e 14 na categoria mirim.

A categoria adulta trouxe este ano para o arraial uma homenagem a Walt Disney, cineasta e animador de maior sucesso do mundo, cuja obra ainda faz parte da vida de milhões de pessoas ao redor do mundo pela criação de personagens icônicos, como Mickey Mouse, pelos parques, pelas histórias.

Os 40 pares de brincantes da quadrilha adulta da Rádio Farol interpretaram cada mensagem de Walt Disney, sendo deixado na arena uma de suas mensagens como: “Nossos sonhos podem ser realizados, se tivermos a coragem de persistir”.

Quadrilha mirim apresentou o tema “A Vida é Doce”

“A VIDA É DOCE COMO MEL”

A Rádio Farol Mirim apresentou na arena o tema “A Vida é Doce Como o Mel”, resgatando a lembrança que a infância é o momento mais doce e puro. A quadrilha mirim da agremiação é composta por 27 pares de brincantes.

Durante a apresentação, a garotada da Rádio Farol apresentou que a fonte de pesquisa do tema ficou por conta das necessidades de temas infantis relacionados às quadrilhas mirins sem deixar de relacionar com os festejos juninos, realçando sempre a infância com a importância na participação da cultura do Estado.

Dodradinha da Rádio Farol no Arraial Flor do Maracujá

PERSONAGENS

Os prêmios de melhores do ano foram entregues para: Padre/Sacristões – A Roça e Nossa; Juiz/Escrivão – Rádio Farol; Guarda – Rádio Farol; Lampião e Maria Bonita – A Roça é Nossa; Marcador – Rádio Farol; Caçador – Rádio Farol; Seringueiros – Rádio Farol; Casal de Velhos – Mocidade Junina; Casal de Noivos – Rádio Farol.

COLOCAÇÕES

O resultado final do Arraial Flor do Maracujá foi apresentado na noite de domingo, após uma tarde de apuração, que ainda teve apresentação de recursos e avaliados de imediato pela comissão de jurados. A classificação final ficou da seguinte forma:

QUADRILHA ADULTA

  1. Rádio Farol
  2. Mocidade Junina
  3. A Roça é Nossa
  4. Jucadiro
  5. Flor da Primavera
  6. Juabp
  7. Rosa de Ouro
  8. Junina Tradição
  9. Matutos do Guaporé
  10. Nova Junina do Orgulho
  11. Girassol das Três Marias
  12. Rosa Divina
  13. Matutos do Socialista.

QUADRILHAS MIRINS

  1. Rádio Farol
  2. Rosa Divina
  3. Rosa de Ouro
  4. A Roça é Nossa.

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal e Larissa Malta
Fotos: Daiane Mendonça e Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo