26/06/2024

GOVERNO NA CIDADE

Governo de RO gera novos cenários com obras de construção e revitalização de praças e espaços públicos nos municípios

13 de maio de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Obras realizadas em praças e espaços públicos têm garantido maior opção de lazer e entretenimento à população

Rondônia tem passado por transformações de cenários com as obras de construção e revitalização de praças e espaços públicos. As ações são frutos do Governo na Cidade, projeto encabeçado pelo governo de Rondônia, com contrapartida dos municípios. O exemplo dessa atuação foi a entrega do Ecoparque Pirarucu, zona Sul de Porto Velho, ocorrida no final de 2023, com o investimento de mais de R$ 2,1 milhões. Outra importante obra, em fase de adequação do projeto, é o complexo do Espaço Alternativo, um dos cartões postais da Capital. As obras de revitalização do espaço trarão mais visibilidade e atrativos para quem utiliza o local à prática de atividades físicas e lazer.

Conforme destacado pela Secretaria de Estado e Serviços Públicos (Seosp), obras de construção e revitalização de praças e espaços públicos têm garantido um novo cenário para as cidades, possibilitando mais oportunidade de lazer à sociedade. A obra de revitalização da praça do distrito de Nova Califórnia, pertencente a Porto Velho, por exemplo, e já está nos trâmites finais para entrega, avaliada em R$ 2.214.221,94 (dois milhões, duzentos e quatorze mil, duzentos e vinte e um reais e noventa e quatro centavos).

Já em São Carlos, outro distrito da Capital, as obras de reconstrução de praça seguem com 81,78%  de execução, com investimento de R$ 1.875.096,25 (um milhão, oitocentos e setenta e cinco mil, noventa e seis reais e vinte e cinco centavos) e, em Vista Alegre do Abunã, as obras de revitalização da praça pública seguem em andamento, com 31,23%, com valor orçado em R$ 1.748.071,93 (um milhão, setecentos e quarenta e oito mil, setenta e um reais e noventa e três centavos).

Com a execução e entrega das obras de praças e espaços públicos, o governo de Rondônia tem levado mais qualidade de vida e desenvolvimento nas regiões de todo o estado. “Certamente, uma mudança de cenários significativa, que tem promovido bem-estar e mais opção de lazer para os rondonienses. E o governo de Rondônia continuará investindo na execução de obras, levando mais infraestrutura nas regiões de todo o estado”, ressaltou o governador de Rondônia, Marcos Rocha.

Obra de revitalização da praça de Nova Califórnia já está nos trâmites finais para entrega

O secretário da Seosp, Elias Rezende destaca que o governo de Rondônia tem primado em levar bem-estar e mais desenvolvimento aos municípios, e a Seosp tem cumprido com esse propósito. “Onde há obras, há crescimento e transformação de cenários. E isso é resultado das ações municipalistas do Governo, por meio da Seosp. Proporcionando aos rondonienses, mais opção de lazer, socialização e incentivo à prática de esportes. Um trabalho que tem sido executado e sendo expandido em todas as regiões do estado”, destacou.

MAIS OBRAS

Em municípios do estado, a transformação de cenários não é diferente. As regiões, também, têm sido contempladas com obras de reformas e revitalização. É o que acontece em Presidente Médici, região Central, onde a população tem a nova quadra com grama sintética, orçada em R$ R$ 1.251.082,62 (um milhão, duzentos e cinquenta e um mil, oitenta e dois reais e sessenta e dois centavos).

Já o município de Ouro Preto do Oeste, em breve passará a contar com o bosque municipal ampliado e reformado. As obras estão em fase de conclusão, com 95% de evolução. Entre os atrativos do parque está a ampliação da pista de skate, que irá aquecer o incentivo ao esporte na região. Um investimento de, aproximadamente, R$ 853 mil.

Obras de construção da pista de caminhada no município de Theobroma estão em fase conclusão

Em Theobroma, também região Central do estado, estão em fase de conclusão as obras de construção da pista de caminhada na entrada da cidade, com 96,34% de evolução. Serão cerca de dois quilômetros de extensão em pista de caminhada, com construção de concreto, estacionamento em piso intertravado com bloco retangular e área de lazer. A obra está orçada em R$ 1.280.728,12 (um milhão, duzentos e oitenta mil, setecentos e vinte e oito reais e doze centavos). O local será propício à prática de esportes, como caminhada, ciclismo, corrida, além de socialização. Um novo cenário que irá contribuir para melhorar a qualidade de vida dos theobromenses.

Outra obra já em fase de conclusão, é a do Complexo Esportivo do Brejão, em Pimenta Bueno, região do Café.  O projeto contempla uma pista de caminhada, sanitários, iluminação pública, campo de areia, drenagem e urbanização do campo de futebol, faixa de serviço, alambrado e portão com guarita. Um investimento de R$ 1.811.658,60 (um milhão, oitocentos e onze mil, seiscentos e cinquenta e oito reais e sessenta centavos), parceria entre governo do estado e município.

Texto: Jaqueline Malta
Fotos: Frank Néry e Bruno Motoyama

Distritos, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Lazer, Municípios, Obras, Rondônia, Serviço