26/06/2024

GOVERNO NA CIDADE

Governo de RO entrega praça pública do distrito de Nova Califórnia, totalmente revitalizada

18 de maio de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A população do distrito de Nova Califórnia passa a contar com melhor estrutura para a prática de esportes e lazer

A população do distrito de Nova Califórnia, localizado a 350 quilômetros de Porto Velho, passa a contar com a praça pública totalmente revitalizada, uma ação do projeto Governo na Cidade, desenvolvido pelo Governo de Rondônia, em parceria com o município. O ato de entrega ocorreu na sexta-feira (17), registrando um marco histórico para a localidade. A obra foi executada por meio da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp).

No ato da entrega a Seosp destacou os investimentos do governo nos distritos

Durante a cerimônia de entrega, o titular da pasta, Elias Rezende afirmou que, o governo de Rondônia tem investido fortemente nas obras de construção e revitalização de praças e espaços públicos, com o intuito de promover lazer, prática de esportes e qualidade de vida para os rondonienses. “Esse espaço está sendo entregue para a prefeitura, e esperamos que seja bem utilizado pela população do distrito de Nova Califórnia. O objetivo é que todos tenham um ambiente onde possam se reunir com a família e os amigos. O governo de Rondônia tem contemplado o município de Porto Velho com importantes obras e não seria diferente nos distritos”, salientou.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, deixa claro que o governo do estado tem desenvolvido ações voltadas para o desenvolvimento dos municípios e seus distritos. “O novo ambiente irá proporcionar mais opção de lazer para a população. São ações que o governo do estado tem realizado para melhor atender à população. Para isso, o governo de Rondônia tem reforçado  investimentos em obras de construção e revitalização de praças e espaços públicos, fortalecendo o desenvolvimento de cada cidade”, enfatizou.

ESPAÇO DE LAZER E CONVIVÊNCIA

O superintendente distrital do município de Porto Velho, Heitor Santos Lozada também esteve presente na cerimônia, e destacou a importância da iniciativa do governo do estado em contemplar os distritos com obras de praças públicas. “O governo do estado demonstra interesse em trazer mais qualidade de vida para a população. O município agradece essa parceria, que tem agregado tanto, e quem ganha com isso é a população, como de fato tem ocorrido”, declarou.

Ato de entrega da obra contou com a presença de autoridades

Participaram do evento, o administrador distrital de Nova Califórnia, Nemésio Soares; o superintendente adjunto distrital do município de Porto Velho, Fabiano Barbosa; o presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Pacele, e a deputada federal, Cristiane Lopes.

SOBRE A OBRA

A obra foi executada em uma área de 4.789,48 metros e está orçada no valor de R$ 2.214.221,94 (dois milhões, duzentos e quatorze mil, duzentos e vinte e um reais e noventa e quatro centavos), de aporte do governo de Rondônia. O projeto contempla a revitalização de um campo de futebol, quadra de vôlei de areia, quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre para a terceira idade, paisagismo e pista de caminhada. Também foram executados a revitalização da calçada para passeio, posteamento metálico com luminárias de LED para iluminação pública, lixeira e bancos ecológicos, ambos em madeira plástica.

Nova Califórnia é o primeiro distrito da ponta do Abunã a receber praça pública revitalizada com novas estruturas

NOVA REALIDADE

Com a entrega da praça totalmente revitalizada, a população do distrito de Nova Califórnia passa a contar com melhor estrutura para a prática de esportes e lazer. Um cenário bem diferente do que era visto antes. De acordo com o administrador distrital, Nemésio Soares, o local era tomado por atos de vandalismo, tornando o ambiente perigoso para os frequentadores. Considera que a iniciativa do governo foi assertiva, uma vez que resultará em mudança da realidade.

O administrador ainda ressaltou sobre a ação. “Passamos a contar com uma nova estrutura de qualidade, nunca vista na ponta do Abunã. Quando há investimento em um espaço coletivo, toda a população é assistida, da criança ao idoso. Além de aquecer o comércio local, tendo em vista que a praça vai se tornar um local de grande movimentação”, pontuou.

A moradora Kedina Nogueira Bezerra levou o filho para brincar na praça recém-entregue, e conta que o espaço revitalizado era um grande anseio dos moradores. “Para nós, um evento importante. Um ambiente que a gente precisava, pois antes aqui era totalmente abandonado. Essa nova praça passa a ser prioridade para nós, um ponto de lazer e creio que toda a minha família e amigos estão muito empolgados. A população agradece muito ao governo de Rondônia por essa iniciativa”, afirmou.

Do mesmo sentimento compartilha a moradora Kailanny Oliveira, que acredita que a praça trará mais desenvolvimento da cultura no distrito, além de fomentar a economia local. “Esse novo ambiente vai trazer empreendedores para vender seus produtos aqui na praça. E com isso teremos opção de lazer e movimentação do comércio local”, frisou.

MAIS DISTRITOS CONTEMPLADOS

O avanço das obras de reconstrução da praça de São Carlos, já tem gerado mudanças de cenários. Os serviços seguem com 81,78% de evolução, com investimento de R$ 1.875.096,25 (um milhão, oitocentos e setenta e cinco mil, noventa e seis reais e vinte e cinco centavos); e, em Vista Alegre do Abunã, as obras de revitalização da praça pública seguem em andamento, com 31,23%, com valor orçado em R$ 1.748.071,93 (um milhão, setecentos e quarenta e oito mil, setenta e um reais e noventa e três centavos).

Texto: Jaqueline Malta
Fotos: Bruno Motoyama

Cerimônia, Distritos, Esporte, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Lazer, Municípios, Obras, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Sociedade