28/04/2024

Governador visita escola vencedora de Prêmio Nacional

02 de julho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Governador Confúcio Moura assistiu a uma apresentação e cumprimentou a equipe de karatê da Escola Ulisses Guimarães, em Porto Velho

Esta escola é um espetáculo! A definição é do governador de Rondônia que esteve na tarde de terça-feira (1) em visita à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ulysses Guimarães. Recebido pela professora Regina Cláudia Ramos da Silva, diretora da escola, professores, trabalhadores em educação e estudantes, o chefe do Executivo Estadual assistiu uma apresentação da equipe de Karatê, formada por alunos da escola e treinada pelo sargento PM Josemar, do 5º BPM e 2ª CIA PO. Após a apresentação, os estudantes foram cumprimentados individualmente e se mostraram felizes com a presença da maior autoridade do Estado em visita à escola. “Fiquei encantado com a prática esportiva e o Projeto PM na Escola pode ser uma referência para outras unidades escolares do Estado”, sugeriu.

O Mestre Ederson conversou com o governador sobre o Prêmio Nacional do MILSET que foi conquistado no dia 26 de maio, em Fortaleza (CE), e cuja pesquisa foi desenvolvida por estudantes da escola e que, desta forma, prova que a qualidade do ensino vem melhorando no Estado e o governo do Estado tem procurado investir, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para que Rondônia obtenha índices de avaliações em igualdade aos do Sudeste e Centro-Oeste. Ederson explicou os projetos que estão em fase de pesquisa e que vão ajudar a sociedade rondoniense, pois são relevantes para a população.

Até setembro, segundo Ederson, Rondônia vai sediar uma feira nacional de ciência e tecnologia e que se tornará um projeto embrionário para novos eventos na área educacional e que tendo como objetivo o intercâmbio com outros Estados para  elevar a qualidade do ensino rondoniense do Estado. “Estamos contando com apoio do governo, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Durante a visita, o governador  parabenizou os gestores da escola pelos os projetos desenvolvidos na instituição

Durante a visita, o governador parabenizou os gestores da escola pelos os projetos desenvolvidos na instituição

O professor Valdeci, vice-diretor da escola, abordou a questão da estrutura física da escola e agradeceu pela climatização de todas as 20 salas de aula e pelo apoio que o governo do Estado tem envidado para que projetos pedagógicos, educacionais e culturais venham ser destacados durante o ano letivo. “Nossos estudantes são orgulhosos da escola que tem. Aqui se valoriza o ser humano e o exercício da cidadania é uma constante na Escola Ulysses Guimarães. Temos a Polícia Militar atuando com o excepcional projeto da “PM na Escola” e que está resgatando a auto-estima dos jovens e crianças que estavam na fase da vulneralidade social”, assegurou Valdeci.

Na sala de professores, a professora Rosicleia Fernandes Vieira, que leciona Matemática há três anos foi incentivada a implementar ações da área da tecnologia através de uma parceira com o Instituto Nacional de Pesquisa Aplicada, do Rio de Janeiro, e que o governo do Estado arcará com todas as despesas para que um Laboratório de Matemática possa ser implantado na escola. A professora Rosicléia prometeu fazer contatos com o Inpa e depois dar um retorno.

Na biblioteca, um documento foi entregue pela diretora Regina Cláudia em que estão inseridas as ações desenvolvidas pela Polícia Militar nas mais distintas áreas sociais, de lazer, recreação, música, entretenimento, esportes e outras manifestações culturais que beneficiam diretamente as crianças da escola. O chefe do Executivo Estadual ficou encantado com o documento e o entregou a um assessor para análise e encaminhamento para as autoridades competentes.

Confúcio visitou a cozinha da escola e se inteirou do preparo da merenda escolar dos alunos

Na cozinha, o governador conversou com merendeiras e falou sobre o cardápio e procurou se inteirar dos nutrientes que são consumidos pelos estudantes. E cumprimentou a bibliotecária Zamar Benedita dos Santos pela organização da biblioteca e ficou lisonjeada pela visita. “Jamais poderia imaginar que seria cumprimentada por um governador. Ele é um homem sensível à questão cultural e em poucos minutos demonstrou todo seu amplo conhecimento”, frisou a servidora.

O Ouvidor Geral do Estado, Vicente Moura, acompanhou a visita do chefe do Executivo Estadual e fez algumas anotações que servirão para soluções de problemas existentes no bairro Jardim Santana, onde está localizada a Escola.

O coronel PM Alexandre Luiz Freitas Almeida, comandante do 5º BPM esteve presente à escola, enquanto a Patrulha Escolar da Polícia Militar monitorava as adjacências, para garantir maior segurança à comunidade do entorno.

Texto: Antônio Queiroz - Assessoria Seduc
Fotos: Quintela