Gestores estaduais participam de capacitação sobre saúde às pessoas idosas

30 de novembro de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

A capacitação abrange todos os 52 municípios rondoniense, trazendo um enorme  benefício com  atendimento qualificado ao público idoso

Nos dias 22 e 23 de novembro,  foi realizada  em Porto Velho, uma Oficina presencial que visa a qualificação da atenção à pessoa idosa na atenção primária à saúde, e teve como público-alvo, os coordenadores da atenção básica, gestores e representantes das  regionais de saúde. O projeto DGeroBrasil é uma parceria entre a Universidade Federal de São Carlos e o Ministério da Saúde. A capacitação abrange todos os 52 municípios rondonienses, trazendo um enorme  benefício com  atendimento qualificado ao público idoso.

O coordenador estadual de saúde da pessoa idosa, João Bosco, conta sobre o projeto. “O projeto é de suma relevância para o Estado de Rondônia, uma vez que busca qualificar  os gestores e coordenadores da atenção básica  no  planejamento e  implantação da linha de cuidado à saúde da pessoa  idosa nos municípios”.

Após as oficinas presenciais haverá teleconsultoria por um período de um ano, para apoio aos gestores municipais, na implementação dos objetivos.

A Gerontóloga e consultora sênior do projeto DGeroBrasil, Larissa Cesário, aborda acerca da importância dessa capacitação aos gestores de saúde. “O diferencial desse projeto é que não é específico para os profissionais de saúde, e sim também, voltado a coordenadores, com o foco de implementar essa qualificação nos gestores para que eles possam conhecer cada perfil de idoso de sua região, quais são as condições de seus prevalentes para que possam direcionar seus recursos de forma assertiva.” afirmou Larissa.

Este projeto abrange os municípios da região da Madeira Mamoré e Vale do Jamari. E em Ji-Paraná acontecerá nos dias 29 e 30; mais uma capacitação do projeto que abrange as regiões do Cone Sul, Zona da Mata, região do Café, Vale do Guaporé e região Central, será no Maximus Hotéis, situado na Rua Dr. Osvaldo n° 101 2° Distrito, Bairro Jotão.

Texto: Lara Lívia
Fotos: Lara Lívia