16/08/2024

SAÚDE

Garoto de 9 anos abre normalmente a boca, após cirurgia realizada no Hospital Regional de Cacoal

01 de abril de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Lucas recupera-se da cirurgia a que foi submetido para correção do maxilar

O Hospital Regional de Cacoal (HCR) tem se destacado em cirurgias de média e alta complexidades. Exemplo disto aconteceu nessa semana, com a realização de uma cirurgia para a remoção de anquilose de ATM (articulação temporomandibular), isto é, quando um paciente apresenta uma fusão na articulação que o impede de abrir normalmente a boca.

Lucas Gambati, 9 anos, residente em Ji-Paraná, foi atendido pela equipe de Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do HCR, que fez o procedimento cirúrgico para reconstruir a articulação da mandíbula. Os cirurgiões utilizaram parte de um dos ossos da costela do paciente para fazer um enxerto e, assim, reconstituir-lhe o movimento articulatório temporomandibular. “Agora o meu sobrinho pode abrir normalmente a boca”, disse Lucilene do Nascimento Gambati Silva, tia de Lucas.

Ela agradece a atenção da equipe médico odontológica e dos funcionários do HCR. “O atendimento que temos recebido aqui é muito bom. A equipe que atendeu o Lucas é excelente e o apoio que estamos tendo é ótimo. Aqui tudo é muito bem organizado”, comentou.

Durou mais de seis horas a cirurgia que permitirá ao Lucas Gambati ter uma vida normal. O procedimento envolveu os dois cirurgiões buco-maxilo-facial do Hospital Regional de Cacoal, Rogério Moraes e Joazir Junior, os quais foram acompanhados pelos três residentes em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do hospital – José Leozir Junior, Carlos Arruda e Rafael Sacchetti.

Segundo Rogério Moraes, o que ocasionou o problema do Lucas foi uma infecção dentária aos quatro anos de idade. “Por isso pedimos para que todos tenham os devidos cuidados com a limpeza correta dos dentes. Este caso provavelmente foi uma cárie em um dente de leite que evoluiu e gerou todo esse problema ao paciente”, explicou o cirurgião.

Outra atenção é com relação ao desenvolvimento dos dentes. “Além da escovação diária, no mínimo três vezes, é aconselhável que todos façam uma consulta ao dentista a cada seis meses”, ressaltou Moraes.

Equipe cirúrgica em procedimento no Hospital Regional de Cacoal

ATENDIMENTO

O ambulatório de buco-maxilo facial (odondologia) do Hospital Regional de Cacoal realiza, semanalmente, uma média de 50 consultas ambulatoriais. Já em relação aos procedimentos cirúrgicos, são realizadas semanalmente, em média, oito cirurgias de buco-maxilo, de média e alta complexidade no Hospital Regional de Cacoal.

“O que nós atendemos aqui no HRC são casos que ninguém consegue resolver nos consultórios. Atendemos aqui pacientes de todo o estado de Rondônia e também pacientes que vêm de outros estados em busca de atendimento e da resolução de seus casos clínicos”, enfatizou o cirurgião buco-maxilo, Rogério Moraes.

Para o diretor do HRC, Marco Aurélio Vasques, é inquestionável a importância deste hospital para o estado de Rondônia. “Não é a toa que o HRC se tornou uma referência para todo o estado, atendendo dezenas de municípios. Realizamos procedimentos de média e alta complexidade, como o caso deste menino”.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin / Arquivo HRC