Governo de Rondônia
03/05/2024

SAÚDE

Fortalecimento no atendimento materno infantil é tema de reunião entre Sesau e Conass

16 de dezembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Secretário de Saúde reunido com equipe técnica e consultores do Conass

O secretário de saúde, Fernando Máximo, se reuniu com a equipe técnica da Secretária Estadual de Saúde (Sesau) e com os consultores do Conselho Nacional de saúde (Conass), René dos Santos e Viviane Rocha nesta segunda-feira (16), para discutirem sobre o modelo de gestão do centro regional de atenção integral materno infantil (Creami) e Atenção Ambulatorial Especializada (AEE), referente à planificação.

“A ideia é achar uma alternativa pactuada em que as unidades que estão atuando hoje na planificação também possam atender toda a região. Para isso, temos que conduzir a um processo de negociação que envolve a gestão e o financiamento”, disse Fernando Máximo.

Dentro do projeto de apoio às secretarias de saúde que o Conass tem, existe o projeto especifico que é o da planificação a saúde, com a participação do hospital Albert Einstein. “Já estamos trabalhando durante todo o ano, e nesse primeiro momento vamos nos reunir para montar uma proposta para apresentar para os municípios de como será essa pactuação, dessas unidades”, destacou Amanda Diniz, diretora executiva da Sesau.

Atualmente existem três Centros Regionais, um em Ji-Paraná, Cacoal e Porto Velho. “Hoje esses Centros estão funcionando com a gerência e gestão de cada município, e essa é nossa discussão, de como transformar essas unidades com abrangência regional e como será o financiamento dessas unidades, será pelo Estado, União ou compartilhada com o município no modelo da planificação”, disse Marta Duarte coordenadora de Apoio à Descentralização – Cosad/Sesau.

René dos Santos, consultor do Connas

De acordo com o consultor do Connas, René dos Santos, o trabalho está sendo ampliado para várias regiões do estado. “Nesse projeto nós temos três questões fundamentais a serem trabalhadas; a primeira é o modelo de atenção à saúde que já está em curso, principalmente nos municípios e nas regiões. Agora, nós viemos aqui discutir e apoiar a Sesau na questão de gestão e financiamento das unidades de atenção especializadas. A nossa ideia é ter linhas gerais que o Estado vai utilizar, principalmente na discussão com os municípios para a organização da atenção especializada no que se refere a gestão e financiamento. O objetivo é garantir o acesso da atenção primária à saúde até a atenção integrada especializada com foco na mudança no modelo de atenção e saúde, onde atuamos na estratificação de risco, nesse momento vai se dar prioridade na materna infantil, todo fluxo assistencial e na sequencia pode se encaminhar para as condições crônica”, destacou o consultor do Conass.

Leia mais:

 Hospital de Base realiza Natal Solidário para filhos de pacientes internados em Porto Velho

 Idoso surdo de nascença perde visão, mas volta a enxergar após cirurgia realizada em mutirão de saúde, em Rondônia

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sângela Oliveira
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo