Governo de Rondônia
29/03/2024

EDUCAÇÃO

Filme é exibido como ferramenta pedagógica na Escola Major Guapindaia

19 de março de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Uma nova ferramenta pedagógica motivadora foi utilizada por professores da Escola Estadual de Ensino Médio Major Guapindaia na inovação do processo ensino-aprendizagem, cujo objetivo é melhorar a qualidade do ensino no estabelecimento da rede estadual de Rondônia.

O filme “1492 – A Conquista do Paraíso” foi exibido na Escola Major Guapindaia

Na manhã desta quarta-feira (19), alunos do segundo ano do ensino médio participaram da sessão de cinema do filme “1492, A Conquista do Paraíso” e que foi utilizado pelos professores Hellison Costa (Língua Portuguesa),  Marques (História) e Geocimar (Sociologia)  como elemento de conhecimento histórico e cultural.

O projeto e iniciativa é do professor Nilton (História) que inova na busca de transferir conhecimentos aos alunos, visto que o filme aborda aspectos relacionados à expansão marítima e conquista da América.

Pedagogicamente, o filme tem como conteúdo histórico a questão indígena e, apesar de não ser ostensivo, há o fator bullying como elemento integrante do enredo.

O detalhe é que a exibição do filme contou com a distribuição de pipoca e palestras, antes e depois, e a aluna Maria de Fátima elogiou a iniciativa e cumprimentou os professores pela inovação. “Com a exibição do filme tivemos uma visão ampliada e um melhor conhecimento da expansão marítima e também as questões indígenas que foram muito bem tratados e interpretados. Que outras ferramentas pedagógicas venham ser utilizadas, para que possamos sair das aulas convencionais”, afirmou Fátima.

O diretor da Escola Major Guapindaia, professor Célio Leandro, tem hipotecado total apoio às inovações pedagógicas, pois entende que o principal objetivo é melhorar a qualidade do ensino, especial.mente no ensino médio para que se possa alcançar as metas previstas para 2019 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Célio Leandro
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo