FERA

Festival Estudantil Rondoniense de Artes descobre talentos nas escolas do estado

14 de julho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

IMG-20160604-WA0195

Vencedores da etapa regional do Fera

O governo de Rondônia tem realizado todos os anos o Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera), que além de proporcionar atividades corporais, estimular a participação em atividades extraclasse e promover intercâmbio escolar; oferece, ainda, a oportunidade de demonstrar os talentos artísticos dos estudantes matriculados na rede pública de ensino.

Neste ano mais um talento musical foi descoberto na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Drummond de Andrade, em Candeias do Jamari.

O jovem talentoso é estudante  Leandro Severiano, do 2º ano da Educação de Jovens e Adultos (Eja), é casado, funcionário da prefeitura do município. Ele conquistou o primeiro lugar no concurso de música do Fera regional, e agora se prepara para a etapa estadual.

“O festival foi muito bom, representou muito para mim, para minha família. Para Candeias foi um momento de renovação cultural. Fui entrevistado, apareci na televisão e agora sou conhecido como gari cantor”, comentou o ganhador do festival.

Severiano foi inscrito no Fera por Rosinéia Cirino, gestora da escola, que sempre acreditou no potencial do jovem, e por isso o incentivava a continuar os estudos, e a procurar melhores caminhos, para ser um cidadão bem-sucedido. “A Néia é gente boa, desde criança ela me conhece, é para mim uma segunda mãe. Na época em que eu dava um trabalhinho para a minha família, era ela quem me aconselhava. Sou muito grato por tudo”, relatou o estudante

Leandro conta que no dia do evento chegou atrasado, esbaforido, tenso, sem os aparatos musicais, abastecido, apenas, pelo desejo de ser o vencedor. Foi suficiente, a música de sua composição foi cantada à capela, com a alma. Encantou o público que muito o aplaudiu, e levou para casa o prêmio, e no coração a satisfação pelo reconhecimento.

No momento, o estudante se prepara para a fase Estadual, em Porto Velho, e tem ensaiado bastante. Ele quer ser vencedor em seu estilo, sertanejo, e para isso tem dando atenção especial aos itens que serão julgados como a dicção, afinação, ritmo, interação com o público, interpretação/performance e indumentária adequada ao tema proposto.

No processo de preparação, tem contado com o altruísmo e apoio do produtor musical Gustavo Ávila, a quem tem chamado de padrinho. Ávila está fazendo os arranjos na música que Leandro irá apresentar e a produção do play black.

Texto: Claudilene Regis

Educação, Governo, Rondônia