Governo de Rondônia
23/04/2024

EVENTO

Fátima Gavioli participa do lançamento do novo portal do Ministério da Educação

17 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

IMG_6278-2

Secretária de Estado da Educação Fátima Gavioli prestigia o lançamento da BNC

No intuito de implementar as ferramentas da Base Nacional Comum Curricular (BNC), a secretária de Estado da Educação (Seduc), Fátima Gavioli participou do lançamento do portal do Ministério da Educação (MEC), que contempla as diretrizes curriculares das mais de 190 mil escolas de ensino básico no país. O lançamento foi feito pelo secretário de Educação Básica do MEC, Manuel Palácios, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Fátima destacou a importância de se ter um material que norteie a forma na qual os professores transmitirão o conteúdo de suas disciplinas. Ela lembrou que a BNC foi constituída a quatro mãos, de modo que cada Estado enviou seus técnicos para a elaboração. O portal da base, como foi chamado no evento, contempla fundamentos curriculares do nível fundamental e médio, e conforme relatos dos secretários estaduais de ensino, houve muito avanço no material apresentado e percebe-se maior contextualização do ensino de português.

IMG_6283-2

Eduardo Deschamps – Consed (Esq), Ministro Janine, Luiz Claudio Costa – MEC (Dir)

“Este é um avanço muito grande e desde o lançamento dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), em 1997, que o Brasil não tinha um documento tão importante como é a Base Nacional Comum Curricular”, anunciou. Segundo ela, após este lançamento em Brasília, a Seduc fará uma apresentação em Rondônia, para já iniciar o uso das ferramentas. “Nós vamos trabalhar muito para isso”, garantiu.

À tarde, os secretários de Estados, dos municípios e técnicos de ensino participaram de uma mesa de discussões que contou com a presença do ministro de Estado da Educação, Renato Janine Ribeiro. O ministro falou da imprescindível participação dos profissionais de ensino na construção e atualização do portal. “É muito importante que vocês frequentem o site, leiam o que tiver nele, interajam e deem suas opiniões. Isso vai definir o futuro da educação em nosso país”, afirmou.

Gavioli ressaltou que Rondônia obteve ótimos resultados na Avaliação Nacional da Alfabetização (Ana). Durante um almoço promovido pelo próprio ministro, ele confirmou que Rondônia está entre os cinco melhores do Brasil no resultado da avaliação. “Este é um mérito do governador Confúcio Moura, que tem priorizado a educação. Ele verá que por dez, vinte ano estará colhendo frutos desta gestão”, disse.

A secretária falou sobre o projeto Integrar, que visa criar salas com ambientes específicos (carteiras, estofados, data shows) e com professores capacitados e escolhidos por meio de edital que trabalharão turmas superiores a setenta alunos. Os alunos terão contato com o modelo de aulão, simulados, provão, tudo para incentivar bons resultados com a parte teórica. Além disso, os estudantes serão matriculados em turmas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). “O jovem vai ter duas matrículas. Ele vai receber conteúdos da base nacional comum e vai sair do terceiro ano com um curso técnico em cooperativismo, informática, entre outros. Então ele escolhe um curso do instituto e frequenta no contraturno”, explicou.

A secretária estadual demonstrou seu otimismo pelos projetos de escola em tempo integral, que a Seduc tem trabalhado convênios junto a clubes de natação, vôlei e esportes em geral em um modelo que a secretaria fornece um ônibus para levar as crianças no contraturno das aulas.

No período da manhã Fatima Gavioli, solicitou juntamente com o senadoIMG_6246-2r Acir Gurgacz uma reunião com o coordenador-geral de Implementação e Monitoramento de Projetos Educacionais da Capes, Fabio de Almeida Cardoso, para cobrar o repasse de recursos federais nas obras em Rondônia. Fabio assegurou que os recursos que ainda não estão na conta, devem entrar já na próxima semana. Fatima comemorou a informação e declarou que os pagamentos ajudarão a economia do Estado já que existem obras espalhadas por todos os municípios.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Alex Nunes
Fotos: Alex Nunes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação


Compartilhe


Pular para o conteúdo