28/04/2024

JOGOS ESCOLARES

Fase regional do Joer reúne mais de mil alunos da Rede Estadual de Ensino em Ji-Paraná

27 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

As competições seguem até a próxima sexta-feira

Os estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino do município de Ji-Paraná iniciaram a semana com expectativas quanto aos resultados no esporte. Na segunda-feira (26), aconteceu a abertura da fase Macrorregional Centro-Oeste dos Jogos Escolares de Rondônia – Joer. O evento ocorreu no ginásio poliesportivo Gerivaldo José de Souza (Gerivaldão), no centro da cidade, e reuniu mais de mil alunos que estão competindo em 12 modalidades. As competições seguem até sexta-feira (30).

Para a titular da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, Ana Lúcia Pacini, o objetivo da realização dos jogos em qualquer uma das fases é fomentar a prática de esporte, como finalidade educativa, bem como contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes-atletas como ser social e democrático, estimulando o pleno exercício da cidadania. “A Seduc acredita no potencial dos estudantes e tem estimulado a prática esportiva nas escolas, com a construção e reforma de quadras, realização dos jogos e apoio para a participação em competições dentro e fora do Estado”, declarou.

Nesta fase dos jogos estão envolvidas 1.200 pessoas entre alunos, técnicos e oficiais

O governador de Rondônia, Marcos Rocha é entusiasta da prática do esporte e destacou os incentivos que o Estado vem oportunizando aos estudantes. “O Governo entende a importância do esporte para transformar a realidade da juventude. Continuaremos dando as condições necessárias para que Rondônia seja muito bem representada nas competições dentro e fora do Estado. O importante é a questão da participação, da interação e do conhecimento”, pontou.

CRONOGRAMA

Segundo o coordenador de educação física, arte, cultura e esporte escolar da Seduc, Evangelista Araújo, os estudantes que se classificarem nesta fase seguirão para a fase estadual: “Serão três etapas. A Estadual Juvenil em Cacoal, que ocorrerá de 31 de julho a 9 de agosto. A fase Estadual Infantil, em Ji-Paraná será de 26 de setembro a 5 de outubro, e a fase Estadual Paralímpica, acontecerá no município de Cacoal de 11 a 15 de outubro”, explicou.

O coordenador acrescentou, ainda que, após a fase das estaduais, será dado início à fase nacional do Jogos Escolares Brasileiros – JEBs, em Brasília (DF) de 28 de outubro a 10 de novembro. “As competições na categoria infantil ocorrerão de 1º a 16 de setembro. Já no mês seguinte, acontecerá a fase juvenil do JEJS, em Ribeirão Preto (SP) e por fim, no início de novembro, as Paralimpíadas escolares, que serão realizadas também em São Paulo”, detalhou.

Texto: Elaine Santos
Fotos: Cleber Souza/Nucom Seduc

Cerimônia, Cidadania, Educação, Esporte, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Lazer, Serviço, Servidores, Sociedade