Governo de Rondônia
28/04/2024

ESPORTE

Fase metropolitana dos jogos escolares de Rondônia encerram neste domingo, em Porto Velho

07 de julho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Nesta sexta-feira os atletas competiram nas modalidades de ciclismo, taekwondo, luta olímpica e natação

Os Jogos Escolares de Rondônia – Joer, organizados pelo Governo do Estado por intermédio da Secretaria Estadual de Educação – Seduc, que tiveram início  no último dia 5, encerram no próximo domingo (9), em Porto Velho. Nesta sexta-feira (7), estudantes competiram nas modalidades de ciclismo, taekwondo, luta olímpica e natação. As competições nas modalidades individuais aconteceram na quadra do Instituto Federal de Rondônia – Ifro/Calama, no Complexo Esportivo Vinícius Danin, no Parque Circuito Doutor José Adelino e na Escola Estadual de Ensino Fundamental Getúlio Vargas.

Segundo o coordenador de educação física, arte, cultura e esporte escolar da Seduc, Evangelista Araújo, após esta fase os atletas classificados seguirão para a fase nacional. “Depois da fase estadual será dado início à fase nacional. Os alunos que se consagraram campeões terão a chance de disputar os Jogos Escolares Brasileiros – JEBs que irão acontecer em Brasília (DF), de 28 de outubro a 10 de novembro. As competições na categoria infantil ocorrerão de 1º a 16 de setembro. No mês seguinte, acontecerá a fase juvenil, em Ribeirão Preto (SP)”, explicou.

Alícia de Paula Martins foi campeã no ciclismo na categoria feminino infantil

Em Porto Velho, disputaram as delegações do município de Candeias do Jamari e dos distritos de Abunã e Baixo Madeira, nas modalidades de atletismo, atletismo paralímpico, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, basquetebol, bocha convencional, ciclismo, futebol, futsal, futebol de campo, judô, karatê, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, vôlei de quadra e xadrez; nas categorias infantil de 12 a 14 anos e juvenil, de 15 a 17 anos. Segundo o coordenador , são 2.500 atletas e 100 técnicos participando dos jogos.

A atleta Alícia de Paula Martins da Escola Estadual Paulo Saldanha, no município de Guajará-Mirim, competiu na modalidade de ciclismo. Aos 13 anos de idade ela foi campeã na categoria feminino infantil. “Não sei explicar o que estou sentindo, mas com certeza é uma coisa muito boa. Estou muito feliz com meu resultado, e devo tudo isso à minha equipe e ao meu professor, que sempre me incentivam e me apoiam”, declarou.

Já na categoria infanto-juvenil masculino o ciclista Ruan Carlos Sales dos Santos, de 14 anos, também estudante da escola Paulo Saldanha, conquistou o primeiro lugar e já vislumbra a participação na modalidade a nível nacional. “Treinei bastante, no domingo passado me consagrei campeão da última etapa do campeonato estadual de estrada. Foquei nesta vitória de olho na disputa dos jogos que acontecerão em Ribeirão Preto (SP). Este ano quero a chance de poder trazer mais medalhas para o meu Estado”, disse.

Maria Eduarda (de azul), da Escola Estadual Maria do Socorro em Cacoal, conquistou o primeiro lugar na modalidade luta olímpica

Na luta olímpica, o primeiro lugar foi conquistado pela estudante Maria Eduarda Luciano, de 13 anos, da Escola Estadual Maria do Socorro, no município de Cacoal. “Já participo de competições desde o ano passado e o Joer foi mais uma possibilidade que surgiu. Mantive o foco nos treinos, me dediquei muito e o resultado foi a vitória”, afirmou.

Na categoria taekwondo, a estudante do nono ano Júlia Larissa, de 14 anos, descreveu seu sentimento minutos antes de entrar no tatame para concorrer à uma medalha, “não é a primeira vez que participo de uma disputa e apesar de ter me preparado bastante para essa luta, não se pode subestimar o oponente. Mesmo que eu não conquiste o pódio, vale muito ter participado do Joer que é um momento muito esperado por nós”, avaliou.

Para a titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, investir no esporte reflete diretamente na saúde e na educação. “O esporte traz reflexos na saúde e na educação e é uma das prioridades do Governo. O esporte tem forte influência na formação dos jovens, ajudando na melhoria da disciplina, dedicação, saúde e bem-estar e socialização”, concluiu.

FASE ESTADUAL

Os atletas e técnicos campeões desta fase, representarão suas regionais nas fases estaduais dos Jogos Escolares de Rondônia, que acontecerão nos dias:

13 a 16 de julho – fase estadual, modalidades individuais, em Porto Velho;
31 de julho a 9 de agosto – fase estadual juvenil, em Cacoal;
26 de setembro a 5 de outubro – fase estadual infantil, em Ji-Paraná;
11 a 15 de outubro – fase estadual paralímpica, em Cacoal.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Elaine Santos
Fotos: Elena Lopes e Cristian Alves
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Esporte, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo