PARADESPORTO

Fase estadual paralímpica dos Jogos Escolares de Rondônia é realizada em Cacoal

17 de novembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Os atletas e técnicos campeões desta fase, representarão o estado de Rondônia na fase regional nacional em 2024

Visando promover, por meio da prática desportiva, a inter-relação socioafetiva, educacional e cultural entre os jovens que fazem parte do sistema educacional de Rondônia, o Governo do Estado realizou na quinta-feira (16), a cerimônia de abertura da fase estadual paralímpica dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), no ginásio poliesportivo Senador Ronaldo Aragão, em Cacoal. Os atletas e técnicos campeões desta fase, representarão o estado de Rondônia na regional nacional, em 2024.

Durante a solenidade, professores de Educação Física receberam uma lembrança do Estado, como forma de reconhecimento pela dedicação aos treinos dos atletas paralímpicos. Segundo Ana Pacini, titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para que esses atletas chegassem até esta fase preparados, a atuação dos profissionais foi fundamental. “Estes professores são referência para os nossos estudantes, além de serem os responsáveis por despertar a ‘paixão’ pelo esporte”, ressaltou.

Segundo o governador de Rondônia, Marcos Rocha, “a força do espírito esportivo aliada aos projetos e programas que o Estado disponibiliza tem contribuído para aumentar o quantitativo de estudantes com deficiência que praticam o paradesporto, assim como elevado resultados em competições nacionais e internacionais.

FASE PARALÍMPICA

A fase paralímpica conta com a participação de 32 municípios, 280 atletas, 43 escolas e 118 técnicos e dirigentes envolvidos nas competições das seguintes modalidades: atletismo paralímpico, bocha paralímpica, bocha convencional, futsal paralímpico, judô paralímpico, tênis de mesa paralímpico e natação paralímpica. O encerramento desta fase acontece no dia 19 de novembro.

INCLUSÃO SOCIAL

A fase paralímpica do Joer tem por objetivo fortalecer o paradesporto, por meio da inclusão social, promovendo melhoria da qualidade de vida, despontando talentos e auxiliando na trajetória esportiva dos estudantes atletas com deficiência.

Texto: Ananda Carvalho
Fotos: Sarah Garcia