28/04/2024

JOGOS ESCOLARES

Fase Estadual Infantil do Joer fortalece o tema “Paz” durante a disputa que segue até dia 12, em Ji-Paraná

06 de outubro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A solenidade contou com a participação de 1.187 alunos-atletas na faixa etária de 12 a 14 anos

Na noite de quarta-feira (4), foi oficialmente aberta a Fase Estadual Infantil dos Jogos Escolares de Rondônia – Joer, edição 2023. As competições já estão acontecendo em Ji-Paraná e segue até 12 de outubro em 16 modalidades. O tema deste ano é “Paz”, enaltecendo a mensagem de combate à violência no ambiente escolar.

A solenidade foi marcada com a entrada de delegações participantes, homenagens aos professores de Educação Física, culto aos pavilhões nacional, estadual e municipal. Além de revezamento da tocha e acendimento da pira olímpica, juramento de atletas, árbitros e técnicos, seguida de apresentações culturais.

O evento conta com a participação de 1.187 alunos-atletas na faixa etária de 12 a 14 anos, 208 dirigentes, 60 árbitros e 80 coordenadores. A passagem da tocha foi realizada por sete estudantes-atletas destaques em campeonatos nacionais e campeões na fase macrorregional.

As competições já estão acontecendo em Ji-Paraná

Após o acendimento, a diretora-geral de Educação, Irany De Oliveira, representando a Secretaria de Estado da Educação, Ana Lúcia Pacini declarou a abertura dos jogos. “É dia de festa, alegria e muita energia para todos nós. Desejo que os nossos atletas aproveitem ao máximo esse momento de confraternização e façam jus ao tema, com uma disputa harmônica, honesta e sem violência, prevalecendo o espírito esportivo”, destacou.

O evento é realizado pelo Governo de Rondônia, por meio Secretaria de Estado da Educação, com ações da Coordenação de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar. As delegações apresentadas foram das Regional Centro Oeste; Regional Centro; Macrorregional Metropolitana; Regional Mamoré; Macrorregional Zona Da Mata; Macrorregional Norte e Regional Cone Sul.

HOMENAGEM AOS PROFESSORES

Para o titular da coordenação, Evangelista Araújo, os professores de Educação Física têm um papel fundamental que reflete diretamente no desempenho dos estudantes, além de ser um grande motivador e disciplinador da prática esportiva.

“Hoje é um dos dias mais especiais na vida dos nossos atletas, mas especialmente para nossos professores que são referências no Esporte para os seus estudantes. Parabéns pelo trabalho excelente que vocês têm realizado, nós agradecemos tamanha dedicação”, concluiu.

Os Jogos Escolares de Rondônia têm por finalidade promover, através da prática desportiva, a inter-relação sócio afetiva, educacional e cultural entre os jovens que fazem parte da Rede Estadual de Rondônia. Inclusive é uma ótima oportunidade para encontrar novos talentos no Esporte.

Texto: Emanuelle Pontes
Fotos: Sarah Garcia