EXPOSIÇÃO LITERÁRIA

Exposição literária divulga produções dos estudantes em escola do Estado

01 de dezembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A exposição teve o objetivo de enaltecer a Amazônia e a diversidade cultural e literária da região

Professoras que pertencem ao quadro da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), coordenaram o projeto de leitura “De Volta aos Textos”, apresentado no Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM I), em Porto Velho, mediante a exposição literária “De Volta aos Contos”, que reuniu alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, na quinta-feira (30) .

Os trabalhos realizados durante todo o ano letivo foram apresentados aos pais, responsáveis e visitantes. Temas  foram distribuídos entre as turmas e cada uma representou uma temática do projeto. Os temas propostos foram: “A,B.C…Zônia; Lenga Lenga; Lendas; As Regiões Brasileiras – com um olhar na literatura e música; Cantigas de Rodas e Recontando os Contos.

O objetivo é incentivar e desenvolver a leitura e escrita dos estudantes

De acordo com a coordenadora do projeto, Rosane do Carmo Couteiro de Lemos, a temática da exposição é escolhida previamente pelos professores, que se reúnem, discutem e aprovam o tema. “O intuito é incentivar e desenvolver a leitura e escrita dos estudantes. Houve muita dedicação desde o segundo bimestre, e a exposição é realizada no encerramento das atividades do colégio. É gratificante porque vemos o resultado do nosso trabalho refletido neles. Os estudantes demonstraram desenvoltura nas apresentações de leitura, poesia, pintura, música, na apresentação dos figurinos de acordo com cada temática, enfim, um show de talentos”, explicou.

O diretor-geral do Colégio Tiradentes, major PM Lucas de Tarso Savino Nogueira destacou que, a exposição teve objetivo de enaltecer a Amazônia e a diversidade cultural e literária da nossa região. “A escola tem o dever de resgatar as raízes culturais da Amazônia, a exemplo das cantigas de roda e os contos, como os do Boto-cor-de-rosa.

A titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini pontuou que, por meio dessas iniciativas, as educadoras têm feito a diferença e conseguido despertar nos estudantes, o gosto pela leitura; proporcionando uma imersão no universo da literatura regional. “Assim, o projeto encanta o espaço escolar, tornando a leitura uma prática prazerosa e indispensável ao desenvolvimento do pensamento crítico, autônomo e criativo das crianças”, concluiu.

Texto: Elaine Santos
Fotos: Júlio André