Governo de Rondônia
28/04/2024

RECONHECIMENTO

Estudantes que participaram da 2ª edição do concurso de poesia ‘Rondônia e suas belezas’ são premiados

29 de agosto de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O concurso foi aberto para todas as escolas que fazem parte do Programa de Educação Integral que atendem estudantes do 6º ao 9º ano 

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, em parceria com a Superintendência Estadual de Turismo – Setur realizou na terça-feira (29), em frente ao edifício Rio Guaporé, um ato de premiação para estudantes que se destacaram na segunda edição do concurso de poesia ‘Rondônia e suas belezas naturais’. O concurso foi aberto para todas as escolas que fazem parte do Programa de Educação Integral que atende estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

Na ocasião, foram premiadas com um certificado e um kit ‘Viaja Rondônia’, as estudantes Eloisa Bentes Ramos, Amanda Moura Marques, Mariah Eduarda de Freitas Bittencourt, Ana Clara Cerqueira da Silva, Ana Beatriz Mascarenhas Nonato, Rafaela Gomes Nascimento Rodrigues, Eryane Oliveira Marques, Letícia Alencar Soares Dos Santos e Anna Júlia Borba Giunco.

As estudantes foram premiadas com um certificado e um kit ‘Viaja Rondônia’, além de ‘city tour’

Segundo a titular da Seduc,  Ana Lúcia Pacini, a poesia, como qualquer outra forma de criação artística, é um dos pilares da humanidade. Ao seguir os caminhos da emoção, da sensibilidade e imaginação, o poema tem o poder de transmitir conhecimento e valores. “A leitura e a escrita são suas aliadas. Não parem de escrever!”, ressaltou aos estudantes presentes na premiação.

ETAPAS

O concurso foi realizado em etapas que iniciaram com a produção de poesias à mão livre dentro da temática, passando por uma comissão julgadora composta por três professores de cada escola, que ficaram responsáveis por escolher três poesias para representá-las, e encaminhá-las às Coordenadorias Regionais de Educação – CREs de sua jurisdição.

Por meio de uma comissão julgadora, foram selecionados os dois primeiros lugares de cada ano de ensino das escolas participantes, até chegar às poesias finalistas, que passaram por uma análise para verificação dos critérios estabelecidos no edital, os quais foram: criatividade e originalidade, adequação ao gênero literário; correção linguística: morfossintaxe, ortografia, acentuação, pontuação e desenvolvimento do tema.

VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, este concurso tem contribuído com a valorização do patrimônio geográfico e cultural do estado de Rondônia. “É uma iniciativa que ajuda a difundir o potencial turístico da nossa região. Esta sempre foi uma prioridade de nossa gestão”, ressaltou.

CITY TOUR

Todos os estudantes foram premiados com um ‘city tour’ nos pontos turísticos de Porto Velho. Segundo o superintendente de turismo Gilvan Pereira, “A atividade turística é sem dúvida uma das formas mais atrativas para se adquirir conhecimento cultural e histórico. Este passeio é uma forma de reconhecer os esforços e o talento desses estudantes”, finalizou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Ananda Carvalho
Fotos: Ananda Carvalho
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Concursos, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Sociedade, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo