TURISMO E REVITALIZAÇÃO

Estação histórica da EFMM no distrito de Iata é revitalizada e será ponto de atendimento ao turista

23 de junho de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Local é mais uma opção de rota de turismo do Estado

O distrito de Iata, em Guajará-Mirim, voltou a ter um local como opção turística. Nesta terça-feira (21), foi realizada a solenidade de reabertura do Centro de Atendimento ao Turista – CAT/Estação Iata. O local foi restaurado pela Secretaria de Estado do Turismo – Setur e contou com o apoio da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – Seosp em todo o trabalho técnico de arquitetura e engenharia que a estrutura demandava.

Localizada a 27 km do centro da cidade, a estação foi revitalizada com o propósito de servir como um ponto de prestação dos serviços de atendimento ao turista que, durante a visitação terá a oportunidade de conhecer um pouco mais da história da localidade por meio de exposição histórica da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

Para o Superintende da Setur, Gilvan José Pereira Júnior, a obra é um ganho e resgate para o turismo e cultura local e que teve a parceria da Seosp que tem desenvolvido trabalhos de revitalização de várias obras nos 52 municípios do Estado. “A estação traz um resgate da cultura, da história ao turismo do Estado de Rondônia. O distrito era também o caminho do trem na EFMM, o que torna o local mais atrativo aos turistas. Nessa obra, a Seosp entra exatamente na parte técnica, onde engenheiros e arquitetos se colocaram à disposição para toda a parte de revitalização. E hoje é uma realidade. É uma entrega muito importante para o rondoniense e todos os turistas que escolherem essa região para conhecer”, enfatizou.

Aluízio Caetano, um dos moradores mais antigos do distrito falou da felicidade de ver a obra revitalizada. “Ver essa estação dessa forma é um prazer, pois estava abandonada. Só temos a agradecer ao Governo de Rondônia e toda equipe pelo cuidado que está tendo com o nosso lugarejo. Antigamente, os colonos transportavam mercadorias como arroz, farinha, milho, feijão, tudo produzido aqui e eram enviadas para outras cidades do Estado, e ainda, para Manaus e Belém. Hoje, o que temos é história e o local está disponível justamente para parte de turismo e cultura, valorizando assim nosso distrito tão amado”, enfatizou.

O secretário adjunto da Seosp, Jefferson Rocha, durante a solenidade no Centro de Atendimento ao Turista, ressaltou a parceria entre Setur e Seosp.“Estar presente no evento que vai iniciar a atividade turística na Estação é muito gratificante. O local que foi um importante ponto logístico no passado, agora, fica para as gerações do presente e futuro. Quero dizer que a Seosp é parceria da sociedade realizando trabalhos de engenharia e arquitetura nos quatro cantos do Estado”, destacou Jefferson Rocha.

A comunidade do pequeno distrito foi convidada para o evento

O Governo do Estado destinou para o trabalho de execução do serviço no local, o valor de R$ 259.655,80 (duzentos e cinquenta e nove mil, seiscentos e cinquenta e cinco reais e oitenta centavos).

HISTÓRIA

O nome do distrito se refere ao rio Iata (Bolívia),  originou-se a partir de uma base dos trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré – EFMM e comunidades agrícolas. Mais tarde, a colônia cearense chegou para contribuir com as práticas agrícolas, após a criação do Território Federal do Guaporé, em 1943. Mas a ligação da localidade com Guajará-Mirim era feita por uma estrada de terra que precisava de manutenção regularmente.

Só em 2013, o trecho de sete quilômetros foi asfaltado até a BR-429, que liga Guajará-Mirim à BR-364. Considerada uma terra em potencial para cultivo na época, tinha o objetivo de abastecer Guajará-Mirim em alimentos e se tornou o distrito de Guajará-Mirim, em 1998 pela Lei Municipal N° 671.

INVESTIMENTOS PARA GUAJARÁ

O município tem previsão de receber do Executivo Estadual mais investimentos, cerca de R$ 4 milhões de reais para diversas obras como: aquisição de kits para iluminação de avenidas; nos bairros Jardim das Esmeraldas, Próspero, Pentecostal, Nossa Senhora Aparecida, Caetano, Fátima, São José, Liberdade, Triângulo, Centro, Serraria, Tamandaré e Santa Luzia; aquisição de acessórios para Iluminação Pública, iluminação da avenida principal 2ª etapa (UNIR até o Rio), revitalização da Praça Jorge Teixeira, dentre outras que estão sob responsabilidade da Seosp.

Texto: Terezinha Félix e Bruna Farias
Fotos: Terezinha Félix e Setur

Cultura, Distritos, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Obras, Rondônia, Sociedade, Turismo