09/05/2024

INCENTIVO À LEITURA

Escolas estaduais se mobilizam no ʺDia de Ler. Todo Diaʺ

06 de outubro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Foi grande a mobilização nas Escolas Estaduais em Jaru, Theobroma e Governador Jorge Teixeira para o “Dia de Ler. Todo o Dia”, realizado na quinta-feira (1º) em todo o País. A Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Jaru acompanhou o desenvolvimento das atividades de incentivo à leitura envolvendo toda a classe discente.

Estudantes de Jaru, Theobroma e Governador Jorge Teixeira participaram da mobilização quinta-feira

O “Dia de Ler. Todo o Dia” teve como  objetivo despertar bons hábitos de leitura e fazer com que a leitura ganhasse a devida atenção e a necessária importância na formação de uma nação. Cada unidade escolar demonstrou sua criatividade para estimular a leitura. Algumas escolas também encenaram histórias escritas para a faixa etária de alunos atendidos nessas instituições, movimentando inúmeros profissionais e estudantes.

A inspiração para o “Dia de Ler. Todo Dia” veio de uma outra mobilização que ocorre sempre no fim do mês de maio, e que leva o nome de Dia do Desafio. Em São Paulo é organizado pelo Sesc e propõe o enfrentamento de cidades que se articulam para reunir ao longo de 12h o maior número de pessoas realizando alguma atividade física por um determinado período de tempo. No dia 9 de abril deste ano, a cidade de Barueri (SP) trocou a atividade física por uma atividade intelectual, a leitura, uma experiência considerada sensacional.

“O dia primeiro de outubro foi escolhido justamente por ser o primeiro dia do mês 10. É só gostar de ler que fica fácil tirar nota 10”, explica o site nacional responsável pela atividade.

Ainda sobre a leitura, o escritor Márcio Ferrari ressaltou que “bons leitores são bons alunos em qualquer disciplina”.

Texto: Elias Gonçalves
Fotos: Elias Gonçalves