28/04/2024

RECURSOS DO PROAFI

Escolas de São Francisco, São Miguel e Seringueiras passam por reformas e ampliações

24 de fevereiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

No município de Seringueiras, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa de Oliveira, está sendo construído o muro

Os investimentos na Educação, realizados pelo Governo de Rondônia, refletem na comunidade estudantil do município de São Francisco do Guaporé. Os recursos, destinados às escolas da Rede Estadual de Ensino, são executados através do Programa de Apoio Financeiro (Proafi), criado em Rondônia, pela Lei nº 3.350/2014, com o objetivo de prestar apoio e assistência financeira às escolas estaduais públicas urbanas e rurais, localizadas nas sedes dos municípios e distritos. O Programa atende às Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) do Estado.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está em execução nas escolas estaduais, sob a Coordenadoria Regional de Educação de São Francisco do Guaporé, o valor de R$ 1.633.635,20 (um milhão, seiscentos e trinta e três mil, seiscentos e trinta e cinco reais e vinte centavos).

De acordo com o coordenador da CRE no município, José Maurício de Carvalho, a Escola Indígena de Ensino Fundamental e Médio Íria dos Reis Freitas, localizada no distrito do Porto Murtinho, está em fase de execução da obra, e está orçado em R$ 329.987,13 (trezentos e vinte e nove mil, novecentos e oitenta e sete reais e treze centavos).

Segue em andamento a reforma elétrica e construção de passarelas na EEEM Oswaldo Pianna

Também sob a jurisdição desta CRE estão as escolas do município de Seringueiras e São Miguel do Guaporé.

Conforme a Seduc, seguem em andamento duas frentes de trabalho: a construção de parte do muro da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa de Oliveira, no valor de R$ 326.864,63 (trezentos e vinte e seis mil, oitocentos e sessenta e quatro reais e sessenta e três centavos), e R$ 329.073,83 (trezentos e vinte e nove mil, setenta e três reais e oitenta e três centavos) à Escola Estadual de Ensino Médio Oswaldo Pianna, onde estão sendo construídas passarelas e reforma da rede elétrica na unidade escolar.

No município de São Miguel do Guaporé, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Deonildo Caraganatto conta com a obra de reforma da quadra de esporte, orçada no valor de R$ 318.369,14 (trezentos e dezoito mil, trezentos e sessenta e nove reais e quatorze centavos). De acordo com o coordenador da CRE, o serviço foi licitado e aguarda a Ordem de Serviço. Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Princesa Isabel, será realizada a reforma de uma quadra, troca do telhado e ampliação do auditório, totalizando o montante de R$ 329.340,47 (trezentos e vinte e nove mil, trezentos e quarenta reais e quarenta e sete  centavos), essa obra segue em fase de licitação.

As obras de infraestrutura incluem a reforma de uma quadra, troca do telhado e ampliação de um auditório

A secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini destacou que, o repasse dos recursos financeiros do Proafi é realizado direto para a conta da escola, em parcela única, o que agiliza a execução dos recursos, trazendo melhorias na estrutura das escolas estaduais.

“O setor de obras e infraestrutura da Seduc é responsável pela análise e aprovação prévia dos projetos básicos de obras e serviços de engenharia a serem contratados, com recursos adicionais do Proafi”, exemplificou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Governo  está investindo para que alunos e professores tenham um ambiente escolar adequado e, consequentemente, haja um fluxo e dinamismo no processo de ensino, configurando ações . “O reflexo disso, são os destaques de estudantes da Capital e interior do Estado, com a obtenção de nota máxima no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), em olimpíadas de Matemática e Ciências, e sobretudo no esporte”, salientou.

Texto: Elaine Santos
Fotos: José Maurício de Carvalho

Educação, Governo Fez e Faz, Indígena, Infraestrutura, Obras, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, Serviço